O TEMA DA TRANSFORMAÇÃO NO PENSAMENTO DE JOSÉ COMBLIN "The theme of the transformation in José Comblin’s thinking"
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2015.v6n11.pp.%2029-42Palavras-chave:
Comblin. Teologia bíblica. Transformação. Progressismo.Resumo
Os escritos de José Comblin tratam quase todos de questões de atualidade. Isso dificulta encontrar uma linha mestre a percorrer toda essa produção literária. Avanço aqui a seguinte ideia: o pensamento de Comblin segue a filosofia da transformação, tal qual vai expressa na Bíblia e outros documentos do pensamento tradicional da humanidade. Não é um pensamento em torno do tema do progresso, mas da transformação.
Palavras-chave: Comblin. Teologia bíblica. Transformação. Progressismo.
Abstract
The writings of Joseph Comblin treat almost about actual issues. This makes it difficult to find the master line of his thought. I propose here the following idea: Comblin can be understood within the philosophy of transformation as it is expressed in the Bible and other documents of traditional human reflection. The focus is not progress, but transformation.
Keywords: Comblin. Biblical theology. Progress. Transformation.Downloads
Referências
[ALUNOS do Instituto de Teologia de Recife (ITER)]. O Padre José Comblin e a Vida Religiosa. Petrópolis, Revista Eclesiástica Brasileira (REB), p. 635-637, set. 1972.
BEAUDE, P-M. Saint Paul, l’ oeuvre de métamorphose. Paris: Cerf, 2011.
COMBLIN, José. O Espírito Santo e a Tradição de Jesus. São Paulo: Nhanduti Editora, 2012.
______. O provisório e o definitivo. São Paulo: Herder, 1968a.
______. Os sinais dos tempos e a evangelização. São Paulo: Duas Cidades, 1968b.
______. Théologie de la Pratique révolutionnaire. Paris: Éditions Universitaires, 1974.
______. Théologie de la Révolution. Paris: Éditions Universitaires,1970.
GALIMBERTI, U. Rastros do Sagrado. São Paulo: Paulus, 2003.
SUNG, J. M. Tarefas inacabadas das gerações, o Reino de Deus e o novo império. In: Hoornaert, E. (Ed.). Novos Desafios para o Cristianismo: a contribuição de José Comblin. Paulus: São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).