SOBRE A PLURALIDADE RELIGIOSA NA OBRA "GRANDE SERTÃO: VEREDAS", DE GUIMARÃES ROSA: UMA LEITURA DOS CONCEITOS DE POLIDOXIA E TRANSRELIGIOSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p089-104Palavras-chave:
Pluralismo Religioso, Transreligiosidade, Polidoxia, Cultura sertaneja.Resumo
O presente artigo propõe-se debater os conceitos de Polidoxia e Transreligiosidade como parte dos recentes estudos das Ciências da Religião na linha do pluralismo religioso. Pautando a análise em espaços culturais fronteiriços e nas trocas do cotidiano, defende-se que a literatura e a religião podem atuar como ciências complementares para o entendimento da realidade social brasileira. Especialmente neste artigo, se pretende realizar a leitura dessas bases conceituais tendo como objeto a religiosidade e suas variadas manifestações na obra Grande Sertão: Veredas do autor João Guimarães Rosa. No microcosmo do Sertão de Riobaldo as experiências religiosas se diversificam, polarizando-se ou reaproximando-se nos entre-lugares da cultura local, dando espaço a uma nova forma de pluralismo religioso que emerge do ser, da fala e do agir dos personagens paralelamente à religião oficial. Nesse romance é possível reconhecer os espaços fronteiriços na cultura sertaneja, emergindo deles uma relação polidoxa e transreligiosa com o sagrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).