"QUANDO BATEM AS SEIS HORAS": DEVOÇÃO POPULAR NA OBRA DE LUIZ GONZAGA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n18.p359-375Palavras-chave:
Religiosidade popular. Identidade nacional. Luiz Gonzaga. Estrutura de sentimentos.Resumo
O presente artigo procura identificar na obra do cantor Luiz Gonzaga uma discussão implícita em torno da identidade nacional que passa pela abordagem da religiosidade popular presente no sertão do nordeste do Brasil. O trabalho consiste na análise de algumas músicas que refletem um imaginário cultural compartilhado nessa região, sobretudo pelos praticantes do catolicismo pertencentes a uma camada social mais baixa. Para evidenciar nossa hipótese utilizamos o conceito de estrutura de sentimento de Raymond Williams. A análise nos permite levantar a hipótese de que Luiz Gonzaga faz uso dos motivos da religiosidade popular nordestina como forma de reivindicar um projeto de nação que leve em conta uma estrutura de sentimentos popular e sertaneja.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARRUDA, Maria Arminda. Metrópole e cultura: São Paulo em meados do século XX. Bauru: Edusc, 2001.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2010a.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2010b.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2014.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2001.
CHAUI, Marilena. Brasil, mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
MORAES, Eduardo Jardim de. A brasilidade modernista. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
ORTIZ, Renato. Cultura e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SCHWARCZ, Lília. O sol do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
TEIXEIRA, Ana Lúcia. Modernidades em confronto: as literaturas modernistas brasileira e portuguesa. Tese de doutoramento, FFLCH/USP, 2009.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. São Paulo: Pioneira, 1946.
WILLIAMS, Raymond. El teatro de Ibsen a Brecht. Barcelona: Península, 1975.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
WILLIAMS, Raymond. Problems in materialism and culture. Londres: Verso, 1980.
ZÍLIO, Carlos. Da antropofagia à tropicália. In: _____ (org.) O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).