PENSAMENTO PROGRESSISTA CATÓLICO LATINO-AMERICANO E A IGREJA DOS POBRES: DE DOM HELDER CÂMARA AO PAPA FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p517-556Palavras-chave:
Esquerda católica, Teologia da Libertação, Pensamento político brasileiro.Resumo
O artigo acompanha a trajetória e o pensamento de Dom Helder Camara para refletir sobre a formação de uma linhagem progressista do pensamento católico no Brasil e na América Latina e suas afinidades com a práxis do Papa Francisco. Observa-se, especialmente, a conjuntura de mudança que caracterizou o debate católico na década de 1960. O período marcou um processo de guinada à esquerda e a formulação de um pensamento progressista, ensejando plataformas radicais e revolucionárias, tendendo à superação do desenvolvimentismo. O Concílio Vaticano II precipitou este processo de mudança que teve sequência com a publicação da encíclica Populorum Progressio e, finalmente, com a Conferência de Medellín, que lançou as bases da Teologia da Libertação. Este movimento teológico teve expressões diferentes no Brasil e na Argentina, onde se disseminou a Teologia do Povo ou Teologia da Cultura, do qual o pensamento do Papa Francisco é especialmente tributário. De forma exploratória, o trabalho demonstra a existência de afinidades entre as formas de pensar, os referenciais, e as agendas política, eclesiástica, pastoral, teológica e doutrinária da linhagem progressista do pensamento católico latino-americano e a práxis do Papa Francisco.
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