A ESTRATÉGIA NARRATIVA DE MARCOS NA APRESENTAÇÃO DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n20.p067-083Palavras-chave:
Evangelho de Marcos. Intertextualidade. Jesus. Elias-Eliseu.Resumo
Este artigo analisa o evangelho de Marcos tendo em vista a apresentação de Jesus messias tanto em seu aspecto portentoso, portanto taumatúrgico, quanto em seu aspecto inaudito, o messias padecente. Estes são os principais aspectos da personagem Jesus na narrativa de Marcos. Com isso, busca-se compreender, e melhor explicitar, a mensagem do evangelho de Marcos sobre Jesus Cristo. A análise dos dados é feita diretamente do texto bíblico, mas recorrendo, em alguns momentos, a estudos específicos relacionados com a temática trabalhada. Expõe-se como resultado a explicitação do percurso feito pelo autor sagrado na apresentação de sua personagem principal. Marcos utiliza o recurso narrativo da intertextualidade na apresentação de Jesus messias, evocando grandes personagens e importantes eventos da história sagrada. Este artigo, realça essas personagens e/ou eventos por trás da narrativa marcana, para uma melhor apreciação de seu anúncio do salvador.
Enviado: 08-03-2018 - Aprovado e publicado: 11-2018
Downloads
Referências
A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1995.
ALAND, Kurt; BLACK, Matthew; MARTINI, Carlo M. (Ed.). The Greek New Testament. 3 ed. Stuttgart: United Bible Societies, 1983.
BEUTLER, Johannes. Evangelho segundo João: comentário. São Paulo: Loyola, 2016.
BONNEAU, Guy. Stratégies rédactionnelles et fonctions communautaires de l’Évangile de Marc. Paris: J. Gabalda et Compagnie, 2001. (Études bibliques, Nouvelle série, 44).
KNOHL, Israel. El Mesías antes de Jesús: el siervo sufriente de los manuscritos del Mar Muerto. Madrid: Trotta, 2004.
MALBON, Elizabeth Struthers. Mark’s Jesus: characterization as narrative Christology. Waco, Tex: Baylor University Press, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).