MÚSICA É IDENTIDADE! ELEMENTOS DE (RE)CONSTRUÇÃO NA ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO

Autores

  • Clóvis Ecco Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n19.p459-475

Palavras-chave:

Música. Identidade. Liturgia. Romaria ao Divino Pai Eterno.

Resumo

Este artigo discute a relação entre os catolicismos “oficial” e “popular”. Para isso, toma a música como interface articuladora de dimensões como fé e vida, valendo-se do projeto de reconstrução da identidade da Romaria ao Divino Pai Eterno empreendido através da composição de um repertório litúrgico que leva em conta a música popular goiana como fonte primordial de inspiração. Desse modo, as análises que seguem tomam como objeto excertos escolhidos dos manuscritos que integram o caderno Deus vivo e verdadeiro, composto por Wallison Rodrigues, realçando a possibilidade de uma leitura conciliadora entre os polos da liturgia e do devocionalismo. Trata-se de uma discussão paralela à pesquisa que mantemos em curso, cujo horizonte de interesses visa o papel da música como constituinte da identidade dos catolicismos populares em Goiás – com resultados que envolvem não apenas a devoção ao Divino Pai Eterno, realizada no município de Trindade, mas também outros expoentes da religiosidade goiana.

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Biografia do Autor

  • Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
    Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2013). Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC de Goiás.
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

    Doutorando em Ciências da Religião, na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), com concentração em musicologia, ambos pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

ECCO, Clóvis; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe. MÚSICA É IDENTIDADE! ELEMENTOS DE (RE)CONSTRUÇÃO NA ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 19, p. 459–475, 2017. DOI: 10.25247/paralellus.2017.v8n19.p459-475. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1041.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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