Limites e possibilidades no uso de fontes históricas: batismos, inventários e relatos de viagem
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p337-350Palavras-chave:
Fontes. Metodologia. Relatos de viagem.Resumo
Neste trabalho abordaremos algumas possibilidades de uso de fontes para pesquisas na área de História. Focaremos nossa análise em três tipos de fontes: batismos, inventários e relatos de viagem. Iremos retomar alguns textos clássicos que se utilizaram destas fontes e apontaremos caminhos que podem ser trilhados utilizando cada uma dessas através de métodos de pesquisa em História e outras áreas das Ciências Humanas. Compreendemos que o bom tratamento das fontes é um importante aspecto no trabalho do historiador, de forma que o acesso a elas deve ser facilitado e, por isso destacamos a importância de instituições como Museus e Arquivos, essenciais no processo de preservação e ampliação do conhecimento histórico. Espaços estes, onde os elementos principais da discussão a ser pretendida aqui estão guardados e disponíveis para o trabalho dos profissionais da História. Por fim, iremos expor o que temos realizado em termos de pesquisa, vindo de encontro com a perspectiva apontada ao longo deste trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.