“Água fonte de vida”: a Festa da Virgem do Ivaí - PR
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p107-119Palavras-chave:
História Regional, Religiosidade popular, Ivatuba, Nossa Senhora das ÁguasResumo
Na última década do século XXI, a Festa de Nossa Senhora das Águas no norte do Paraná tem-se tornado uma das celebrações religiosas mais representativas do Es-tado. Justamente pelo fato da dimensão que tal festividade atingiu no município Ivatuba, espaço geográfico circunscrito à cidade, posteriormente, ampliado às pe-quenas urbes que cresceram às margens do rio Ivaí. Para compreendermos a Inven-ção dessa Tradição e como a mesma representa os anseios da comunidade católica local, nos concentraremos nos pressupostos de Hobsbawn (1984) e de Roger Char-tier (2002). O núcleo documental desse artigo reúne dois tipos de fontes: narrati-vas orais (entrevistas e depoimentos) e discursos imagéticos, cujas análises estão embasadas, principalmente, nas proposições de Alessandro Portelli (2004) e Peter Burke (2004). Na segunda parte do artigo, atentaremos para análise do rito “procissão” presente na festividade, observando a dualidade sacra e profana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.