“Notícia para 110 milhões”
Publicidade em Informática e Modernização Autoritária na Ditadura Civil-Militar Brasileira (anos 1970)
Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar, Propaganda, InformáticaResumo
Ao longo dos anos 1970, o Brasil tornou-se um dos maiores mercados consumidores de computadores e serviços de processamento de dados entre os países em desenvolvimento, incentivando a Ditadura Civil-Militar constituir uma Política Nacional de Informática e orientar esforços para formação de uma indústria local com tecnologia autóctone. Para a sociedade, essas transformações chegavam por meio da publicidade, vinculada em periódicos de grande circulação e publicações especializadas em Informática. Nesse sentido, este artigo propõe analisar as propagandas de sistemas informatizados ofertados por empresas multinacionais (IBM e Burroughs) e nacionais, a fim de compreender suas contribuições na disseminação social da Informática no contexto autoritário brasileiro. O estudo tem percebido que as propagandas, ao divulgarem a imprescindibilidade dos computadores para o desenvolvimento da sociedade brasileira, dialogavam com ideias nacionalistas e de modernização autoritária promovidas pelo Regime. Além disso, a publicidade tecnológica estabelecia uma ascendência tecnocrática sobre os valores democráticos, sendo que os sistemas informatizados, por meio de seus atributos de eficiência, eram apresentados como ordenadores da justiça social e econômica do país, retirandodos cidadãos capacidade de autonomia e de crítica.
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