A valorização do labor: crianças e trabalho no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre (Séc. XIX)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p106-118Palavras-chave:
Criança, Tutela, Trabalho, Porto Alegre.Resumo
Desde o período colonial até o republicano, as crianças eram encaminhadas ao mundo do tra-balho muito cedo, independentemente de sua condição social, cor ou sexo. Este texto, à luz da História Social, analisa a utilização da tutela, atribuída pelo Juízo dos Órfãos de Porto Alegre, no Século XIX, como forma de conseguir crianças e jovens para serviços abusivos, bem como a valorização do adulto que encaminhava os menores de idade para atividades laborais, como forma pedagógica de formação do caráter da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.