Indícios corriqueiros da vida de jovens e crianças na cidade de São Paulo (1870-1912)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p119-133Palavras-chave:
Vivências, Infâncias, História da Educação.Resumo
Esta pesquisa resgatou alguns indícios do cotidiano de algumas das crianças brasileiras, filhas de estrangeiros e estrangeiras, que viveram na região central da cidade de São Pau-lo, durante os anos finais do século XIX e os anos iniciais do século XX. O objetivo deste estudo é o de identificar e reconstituir o dia a dia de algumas dessas crianças, filhas das moradores da região central da cidade de São Paulo, que podem ter frequentado as várias escolas públicas, primárias e privadas elementares, existentes nessa região da cidade. O espaço geográfico deste estudo foi limitado a alguns bairros que circundavam a área cen-tral, por agregarem maior número da população imigrante e operária, com seus respecti-vos filhos. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram alguns dos volumes dos Anuá-rios do Ensino do Estado de São Paulo; artigos de periódicos que circulavam na cidade; documentos variados, como ofícios e requerimentos da Instrução Pública. Essas fontes estão alocadas no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Ainda foram utili-zadas fontes bibliográficas, como Matos (2002), por abordar o cotidiano, a cultura e a his-tória na cidade paulistana e suas relações com a mão de obra imigrante; Kishimoto (1988), por discorrer sobre as escolas maternais, asilos e jardins de infância; Moura (2000), por focar as agruras do dia a dia dos pequenos trabalhadores na cidade recém-industrializada; entre outros autores. Conclui-se que as dificuldades e os obstáculos pelos quais as crianças e jovens viveram no seu cotidiano, não foram em vão, contribuíram a seu modo com a constituição da cidade paulista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.