• Júlio César de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

Palavras-chave:

Feitoria, agropecuária, ocupação espacial.

Resumo

O texto apresenta uma análise da organização da Real Feitoria do Linho Cânhamo, localizada no Rincão de Cangussú, confrontando esta organização com estudos referentes à ocupação da região sudeste e a produção agrícola no estado do Rio Grande do Sul no século XVIII. A instalação da empresa portuguesa em território Sul-rio-grandense buscava integrar a política sustentável do governo Pombalino. Instalando-se em região que posteriormente caracterizar-se-ia como centro da produção charqueadora, a cidade de Pelotas, colocava em confronto a elite pecuarista-charqueadora e os interesses político institucionais do governo português. Fundamentalmente pelo fato de a empresa ter sido transferido para a região do Faxinal do Courita, atual cidade de São Leopoldo, a pesquisa referente a esta primeira experiência com o linho no Rio Grande do Sul tem se efetivado como uma necessária restauração da história do estado, onde atualmente pode-se verificar que o não-povoamento das terras sulinas, disseminados em pesquisas anteriores, eram conclusões, no mínimo, insuficientes.

Abstract:

This paper presents an analysis of the organization of the Royal Flax Hemp Factory, located in Rincon de Cangussu, confronting this organization with studies relating to the occupation from the Southeast and agricultural production in the state of Rio Grande do Sul in the eighteenth century. The installation of the Portuguese company in Rio Grande territory sought to integrate the sustainable policy of the government Pombal. Settling in the region that later would be characterized as a center of production charqueadores, the city of Pelotas, placed in the elite confrontation charqueadores-rancher and political interests within government Portuguese. Primarily because the company had been transferred to the region of the Faxinal Courita, current city of Sao Leopoldo, the research regarding this first experiment with flax in Rio Grande do Sul has been accomplished as a necessary restoration of state history, where now we can verify that the non-settlement of the Southern land, scattered in earlier research, conclusions were at least insufficient.

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

• Júlio César de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

2015-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS LIVRE

Como Citar

OLIVEIRA, Júlio César de. Fibra de linho num palmo de terra: A ocupação das terras da feitoria do Linho Cânhamo. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 2, p. p. 166–173, 2015. DOI: 10.25247/hu.2014.v1n2.pp. 166-173. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/392.. Acesso em: 2 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.