Degeneração e eugenia nos discursos do I Congresso Médico de Pernambuco (1909)

• Beatriz Chianca Macario Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vicentina Maria Ramires Borba Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

Palavras-chave:

Discurso, Degeneração, Eugenia

Resumo

Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa de mestrado, que visou analisar os discursos do I Congresso Médico de Pernambuco, realizado entre os dias 25 de abril e 02 de maio de 1909, na cidade do Recife. Os discursos refletem ideias e teorias abordadas no início do século XX, e alguns deles demonstram um viés voltado para os estudos da degeneração e eugenia, tema proposto para este artigo. Utilizamos para análise alguns conceitos de Michel Foucault e de John Thompson, para explorarmos melhor os meandros do discurso.

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

• Beatriz Chianca Macario, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

• Vicentina Maria Ramires Borba, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Titular do Departamento de Letras da UFRPE. Professora nos cursos de Graduação da UFRPE e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE. Desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, Análise do Discurso Francesa, Análise Crítica de Discursos, identidade de gêneros e prática pedagógica. Tem desenvolvido também pesquisas relacionadas à produção de discursos no meio urbano e rural, especialmente no contexto do trabalho feminino.

Referências

BRITTO, Durval de. As Incapacidades Genitaes no Direito Civil. Anais do I Congresso Médico de Pernambuco. Recife: Off Typ do Diario de Pernambuco, 1909.

BORGES, Dain. Inchado, feio, preguiçoso e inerte. A Degeneração no Pensamento Social Brasileiro, 1880-1940. Trad. Richard Miskolci. Teoria & Pesquisa, São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, p. 43-70, 2005.

CANGUILHEM Georges. O Normal e o Patológico. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

CAPONI, Sandra. Loucos e Degenerados. Uma genealogia da psiquiatria ampliada. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012.

CARRARA, Sérgio. Crime e Loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Rio de Janeiro: EdUERJ; São Paulo: EdUSP, 1998.

COSTA, Jurandir Freire. História da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Documentário, 1976.

COUTINHO, Oscar. Tem a Sociedade o Direito de Opor-Se ao Casamento de um Indivíduo, Portador de Moléstia Transmissível á Esposa e á Prole?. Anais do I Congresso Médico de Pernambuco. Recife: Off Typ do Diario de Pernambuco, 1909.

DANTAS, Laércio Albuquerque. A Escola Do Recife e os Discursos Sobre a Criminalidade: teorias científicas e projetos de sociedade no Recife das décadas de 1880-1890. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Pós-Graduação em História, 2013.

DIWAN, Pietra. Raça Pura. Uma história da eugenia no Brasil e no mundo. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

MAIA, Kenia Soares; ZAMORA, Maria Helena Navas. O Brasil e a Lógica Racial. Do branqueamento à produção de subjetividade do racismo. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol. 30, n.2, p. 265-286, 2018.

MIRANDA, Carlos Alberto Cunha. A fatalidade biológica: a medição dos corpos, de lombroso aos biotipologistas. In: MAIA, Clarissa Nunes (org.). História das prisões no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco digital, vol. 2, 2009.

MIRANDA, Carlos Alberto Cunha. Quando a razão começa a julgar a loucura. A institucionalização do sistema manicomial em Pernambuco. Cadernos de História UFPE, ano VII, n. 7, p.37-84, 2010.

MOREL, Benedict Augustin. Tratado das degenerescências na espécie humana. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 497-501, set. 2008.

ORLANDO, Arthur. Eros Sob o Ponto de Vista do Direito Sanitário ou da Hygiene Juridica. Anais do I Congresso Médico de Pernambuco. Recife: Off Typ do Diario de Pernambuco, 1909.

PEREIRA, Mário Eduardo da Costa. Morel e a questão da degenerescência. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 490-496, set. 2008.

SERPA JR., Octavio Domont de. O degenerado. História, Ciências, Saúde –Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, supl. 2, p.447-73, dez. 2010.

STEPAN, Nancy. A Hora da Eugenia. Raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

2021-12-29

Como Citar

MACARIO, Beatriz Chianca; BORBA, Vicentina Maria Ramires. Degeneração e eugenia nos discursos do I Congresso Médico de Pernambuco (1909). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 16, p. 271–280, 2021. DOI: 10.25247/hu.2021.v8n16.p271-280. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1946.. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.