Como o negro aparece? Formulações gerais sobre a presença do negro nos livros didáticos de história do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p245-254Palabras clave:
Livros didáticos. Imagem. História afro-brasileira. Relações étnico-raciais.Resumen
O trabalho tem como objetivo analisar a iconografia relacionada à temática afrobrasileira nas dezenove coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, nos anos de 2012 a 2014. Para isso, procedeu-se a catalogação das imagens em Microsoft Excel identificando seus aspectos materiais (as informações que o livro fornece da imagem) e de contexto (localização da imagem no interior da publicação, relação da imagem com o texto verbal, além de observações feitas sobre peculiaridades das coleções).Descargas
Descargas
Archivos adicionales
- Ausência de informações nas legendas das imagens (Portugués)
- Porcentagem das imagens nas coleções por temas (Portugués)
- A disputa entre abolicionistas e escravistas. (Portugués)
- Capa da Revista Ilustrada em que um velho escravo algemado está sendo enterrado. (Portugués)
- O Entrudo (Portugués)
- Senhor joga a escrava em tacho fervendo com caldo de cana-de-açúcar (Portugués)
- Capa da Revista Ilustrada comemorando a Lei Áurea (Portugués)
- Vendedoras de aluá, limões doces, cana de manauê e de sonhos (Portugués)
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.