“A ACADEMIA ESTÁ PREPARADA PARA OUVIR UM/A INDÍGENA CONTANDO UMA HISTÓRIA DO SÉCULO XVI OU XVII COMO SE FOSSE ONTEM?” CEMAA ENTREVISTA CASÉ ANGATU
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p289-315Palabras clave:
História Indígena, Ensino de História, Historiadores BrasileirosResumen
A entrevista com o historiador e líder indígena Casé Angatu (Tupinambá de Olivença) oferece uma sugestiva reflexão sobre os desafios contemporâneos da constituição de uma Historiografia Indígena no Brasil, articulando experiência acadêmica, trajetória comunitária e crítica política. Ao discutir a presença crescente de intelectuais indígenas na universidade, Casé evidencia os limites estruturais das instituições acadêmicas para reconhecer epistemologias baseadas na oralidade, na ancestralidade e na espiritualidade. A conversa aborda temas como as disputas pela demarcação territorial, a importância da documentação histórica para os processos jurídicos, as tensões internas ao movimento indígena, os riscos de cooptação estatal e a necessidade de diálogos éticos entre pesquisadores indígenas e não indígenas. Ao mesmo tempo, Casé problematiza a implementação da Lei 11.645/2008, alertando para o perigo de transformar a História e a Cultura Indígena em meros conteúdos descontextualizados. A entrevista constitui, assim, uma fonte privilegiada para compreender as articulações entre história, política, memória, território e produção de conhecimento, contribuindo para debates sobre decolonialidade, simetrias entre tradições de pensamento distintas e e os rumos da pesquisa indígena no Brasil contemporâneo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 HISTÓRIA UNICAP

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.














A História Unicap está licenciada com uma licença