Estudos Sociais: uma abordagem no 1º ciclo de alfabetização: estudo de caso em Novo Hamburgo/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p146-159

Palabras clave:

Noções de tempo e espaço, Práticas pedagógicas, Ensino de Estudos Sociais.

Resumen

O objetivo deste trabalho visa analisar como os professores dos anos iniciais contribuem, através de suas práticas pedagógicas, para construir o conceito tempo/espaço pela criança, no campo dos Estudos Sociais, ou seja, História e Geografia. A pesquisa foi realizada em uma escola de periferia, no município de Novo Hamburgo/RS e constituindo-se como um estudo de caso. Para compor a análise, a pesquisa valeu-se da entrevista de três professoras, sendo uma do 1º, uma do 2º e uma do 3º ano do Ensino Fundamental, além da técnica da observação de uma aula de cada professora. Para enriquecer a pesquisa, foram consultados os Planos de Estudos e o Projeto Político Pedagógico da escola. A empiria foi analisada a partir da perspectiva teórica da pedagogia crítica e da história cultural. Destaca-se nos resultados que as professoras empregam o conceito de tempo/espaço em suas práticas pedagógicas, mas que, muitas vezes, por falta de uma formação específica na área, elas não identificam no seu planejamento, o modo como estão contribuindo para construção destas concepções.


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Biografía del autor/a

  • Jaqueline da Silva Peters, Unisinos
    Pedagoga pela Unisinos - PARFOR
  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Doutor em Educação com estágio de Pós-doutorado em Educação - UNISINOS. Professor  e pesquisador do PPG Educação UCS.

     

Referencias

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Publicado

2019-12-23

Cómo citar

PETERS, Jaqueline da Silva; SOUZA, José Edimar de. Estudos Sociais: uma abordagem no 1º ciclo de alfabetização: estudo de caso em Novo Hamburgo/RS. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 146–159, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n11.p146-159. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1267.. Acesso em: 23 dec. 2024.

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