Do lápis à lente: o texto visual de César Pinto sobre a esquistossomose
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p309-312Palabras clave:
Comunicação científica visual, Ilustrações Científicas, Fotografia, Esquistossomose.Resumen
O presente informe de pesquisa apresenta algumas considerações acerca de uma pesquisa doutoral que se encontra em curso, no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. A problemática dessa investi-gação se centra na questão da aceitação e utilização das ilustrações científicas como documento para a comunicação e cons-trução do conhecimento científico na Ciência da Informação. O objetivo principal da referida investigação é analisar o siste-ma de comunicação científica visual elaborado por César Pinto a partir do álbum Schistosomiasis mansoni, para compreender as práticas informacionais elaboradas na década de 1940, partindo do pressuposto de que a comunicação científica visual possibilita a compreensão de um conjunto de informações elaborado a partir de vários códigos visuais que representam a per-cepção e a lógica da estruturação de um campo científico, constituindo, assim, o seu habitus. Dessa forma, a abordagem fun-damenta-se na matriz teórico metodológica do Construtivismo Estrutural, que será norteada pelos conceitos de Bourdieu de habitus e campo (BOURDIEU, 2004), que dão conta de como os indivíduos interiorizam e exteriorizam as práticas sociais que os definem. A pesquisa em curso justifica-se pela incipiência, na área da Ciência da Informação, de trabalhos que con-templem a comunicação científica a partir dos registros imagéticos. Dessa forma, espera-se que as considerações aqui postas possibilitem e intensifiquem a discussão acerca dos documentos fotográficos, entendidos como canal para a comunicação científica visual, além da contribuição para a preservação da memória científica brasileira, bem como para a elaboração de estudos futuros que contemplem tal temática.
Descargas
Referencias
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Esboço da teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu/Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Trad. Paula Monteiro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista Administração Pública, v. 40, 2006, p. 27. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2018.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuições para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esquistossomose. Dissponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SCARTEZINI, Natalia. Introdução ao método de Pierre Bourdieu. Caderno de campo: Revista de Ciências Soci-ais, v. 14/15, 2011, p. 25-37. Disponível em: <https://seer.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/5159>. Acesso em: 10 mar. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 História Unicap
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.