Trabalho e Religião: questões éticas que permeiam as atividades dos membros da Comunidade de Confissão Luterana Nova Esperança em Rio Grande—RS

Authors

  • Débora Laís Freitas FURG

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p241-253

Keywords:

Igreja Luterana, trabalho, Max Weber.

Abstract

O presente artigo procura analisar a relação entre os membros de descendência ale-mã da comunidade Luterana Nova Esperança, na periferia da cidade do Rio Gran-de-RS e a atividade comerciária na cidade. Esta pesquisa se justifica na observação empírica de que boa parte dos membros da Nova Esperança trabalha no setor do comercio, em feiras ou pequenos estabelecimentos, além do fato de que a comuni-dade foi criada para abrigar fieis trabalhadores das feiras que não conseguiam par-ticipar dos cultos realizados na comunidade São Miguel, no centro da cidade. Para tanto, refletimos sobre as condições da imigração alemã para o Rio Grande do Sul e as concepções sobre o trabalho na doutrina luterana, buscando um paralelo entre o contexto histórico e social vivenciado pelos descendentes de alemães da comuni-dade em questão e os aspectos que regem a conduta do protestante luterano em sua vida, através de leituras sobre o tema e recurso de questionários e entrevistas com membros da comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Débora Laís Freitas, FURG
    Professora de Geografia e Sociologia do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul. Mestranda em História pela FURG

Published

2018-12-01

How to Cite

FREITAS, Débora Laís. Trabalho e Religião: questões éticas que permeiam as atividades dos membros da Comunidade de Confissão Luterana Nova Esperança em Rio Grande—RS. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 9, p. 241–253, 2018. DOI: 10.25247/hu.2018.v5n9.p241-253. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/973.. Acesso em: 18 may. 2024.

Similar Articles

1-10 of 74

You may also start an advanced similarity search for this article.