“Terra sim, barragem não!”: o Movimento dos Atingidos por Barragens e seu papel na construção da waterscape durante a ditadura civil-militar no Brasil: aproximações

Authors

  • Fernanda de Souza Braga UNESCO Institute for Water Education, UNESCO-IHE, Holanda.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p71-84

Keywords:

Movimento dos Atingidos por Barragens. Waterscape. Políticas governamentais. Hidrelétricas.

Abstract

A palavra de ordem do título exprime a bandeira defendida pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), de forma geral: o direito à terra e ao acesso à água. Esse movimento social, que nasceu sob o regime civil-militar brasileiro, tem um papel importante na constituição da waterscape, ou “paisagem de água”, brasileira, sobretudo, no que se refere à construção de hidrelétricas, pois se colocou e, ainda se coloca, contra as decisões governamentais empreendidas em nome de um certo modelo de desenvolvimento que, muitas vezes favorece o capital privado. O objetivo do artigo é analisar como o MAB foi gestado e legitimado durante o regime civil-militar enquanto ator social participante da alteração da waterscape. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica exploratória e analítica bem como o levantamento de informações, mediante entrevista com o coordenador nacional do MAB.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Fernanda de Souza Braga, UNESCO Institute for Water Education, UNESCO-IHE, Holanda.
    Doutoranda pela UNESCO Institute for Water Education, UNESCO-IHE, Holanda.

How to Cite

BRAGA, Fernanda de Souza. “Terra sim, barragem não!”: o Movimento dos Atingidos por Barragens e seu papel na construção da waterscape durante a ditadura civil-militar no Brasil: aproximações. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 71–84, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n5.p71-84. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/855.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

51-60 of 215

You may also start an advanced similarity search for this article.