Farda, saúde e etnia: a presença de populares negros na polícia de Porto Alegre através dos registros da Santa Casa de Misericórdia (1888 – 1894)

Autores

  • Giane Caroline Flores Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p309-320

Palavras-chave:

Polícia. Trabalho. Etnia.

Resumo

O trabalho se propõe a apresentar resultados preliminares de uma pesquisa sobre a presença de populares, especialmente os negros, nas instituições de controle urbano no período de transição entre Império e República na cidade de Porto Alegre/RS. Entre a documentação já analisada estão os registros de Matrícula Geral dos Enfermos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, uma das poucas fontes que mantém a referência de cor dos indivíduos registrados, já que a partir do final do século XIX, com a abolição da escravidão e a República, há um desaparecimento gradual sobre a cor das pessoas que predomina em diversos registros históricos devido à tentativa de “embranquecimento” da população brasileira. Além disso, podemos retirar desta fonte importantes informações sobre os populares da cidade, como por exemplo: nome, data de nascimento, filiação, origem, estado civil, enfermidade, profissão e, como já citado, cor. Essa referência étnica presente nos registros analisados é fundamental para um estudo sobre a presença dos negros no período pós-abolição, sobretudo no que diz respeito à inserção dos mesmos no mundo do trabalho. Pretende-se analisar, portanto, o ingresso dessa parcela da população nas instituições de controle urbano como uma estratégia de ascensão social e também de defesa frente às perspectivas racistas vigentes no período, bem como outros aspectos de suas vidas como saúde e doença, relações familiares, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giane Caroline Flores, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
    Cursando mestrado em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa Migrações, territórios e grupos étnicos. Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando com os seguintes temas: História da escravidão e do pós-abolição, História do Trabalho, História Social, instituições de controle urbano.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

FLORES, Giane Caroline. Farda, saúde e etnia: a presença de populares negros na polícia de Porto Alegre através dos registros da Santa Casa de Misericórdia (1888 – 1894). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 309–320, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p309-320. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/886.. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 68

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.