Cultura, globalização e consumo: notas sobre a criatividade e inventividade musical no Recife das décadas de 1980 e 1990

Autores

  • Walter Ferreira de França Filho PPGH-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n8.p250-262

Palavras-chave:

Manguebeat, Cultura pernambucana, Negritude

Resumo

Este texto proporciona notas para um debate acerca das práticas de produção artísticas no Recife entre o final da década de 1980 e os anos 1990. Há existência até a atualidade de uma ideia de certa irrup-ção com o marasmo existente no Recife antes do movimento Manguebeat em meados dos anos 1990. O texto pretende apontar contribuições e criatividade de artistas, sobretudo no âmbito afro-musical recifense da década de 1980, considerando suas relações e se de algum modo contribuíram para a ba-dalada década de 1990 dos mangueboys. A proposta de análise é subsidiada por apontamentos reali-zados em trabalhos sobre o movimento Manguebeat no Recife. Essas notas reflexivas sobre as déca-das destacadas, sem sombra de dúvidas, não vêm contestar a criatividade dos idealizadores do referi-do movimento, no entanto propor estudos no qual possamos reavaliar os postulados de que havia, ali, na cidade do Recife, um relativo marasmo. Analisaremos como fontes os periódicos de Pernambuco, trabalhos acadêmicos e a bibliografia pertinente ao tema. Como referencial teórico, pensaremos por meio da concepção de "cultura como recurso" do George Yúdice em a Conveniência da cultura.


 

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Biografia do Autor

  • Walter Ferreira de França Filho, PPGH-UFPE
    Possui graduação (Lic) 2010 e Especialização 2014 em História pela Universidade Católica de Pernambuco. É aluno Bolsista (CNPq) do Curso de Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (PPGH - UFPE) sob a orientação da Professora Drª. Isabel Cristina Martins Guillen. Durante a graduação foi aluno de I.C. PIBIC/UNICAP Projeto CNPq 400340/2008-2009 pesquisa desenvolvida sobre o Vaticano II e a atuação de Dom Helder Câmara. Publica um capítulo no livro: Dom Helder Câmara, Profeta, Cristão e Padre da Igreja, intitulado ?Um Dom em meio a Igreja e a Sociedade? (Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010, 136p.). Em 2010-2011 atuou como pesquisador no Inventário sonoro dos maracatus-nação de Pernambuco, no inventario Nacional de referências culturais -INRC- do maracatu-nação FUNDARPE / IPHAN e LAHOI-UFPE (2012-2013) e Projeto Ritmos, Cores e Gestos da Negritude pernambucana. Vem publicando em Anais indexados, artigos referentes a cultura afro-descendente do Recife, com foco na história contemporânea dos maracatus-nação ou baque virado de Pernambuco. Tem experiência na área de história, com ênfase em Teoria da História, História Contemporânea, História do Brasil República e história cultural. Interesses nas áreas de Cultura, memória, Identidades e Cultura popular. 

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Publicado

2018-06-08

Como Citar

FRANÇA FILHO, Walter Ferreira de. Cultura, globalização e consumo: notas sobre a criatividade e inventividade musical no Recife das décadas de 1980 e 1990. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 8, p. 250–262, 2018. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n8.p250-262. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/804.. Acesso em: 3 maio. 2024.

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