Estudo de gênero no período pós-emancipação a partir dos Registros de Matrícula da Santa Casa de Porto Alegre (1889-1895)

Autores

  • Priscilla Almaleh Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p294-308

Palavras-chave:

Gênero. Pós-emancipação. Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Resumo

Este artigo objetiva mostrar as potencialidades dos Registros de Matrícula Geral de Enfermos da Santa Casa de Misericórdia para o estudo de gênero na cidade de Porto Alegre ao fim do século XIX, mais precisamente nos anos de 1889 a 1895. Devido às novas concepções sobre o significado de gênero sabemos que os estudos sobre as populações são relacionais, ou seja, construções culturais e sociais em que o feminino e o masculino estão intimamente interligados, apesar das diversas formas de desigualdade entre os sexos. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, em que as fontes utilizadas estão ligadas à instituição assistencialista e de caridade, possibilitando o estudo da camada mais pobre da população, pois consiste em uma instituição que visava o auxílio para pessoas menos favorecidas economicamente, apesar de eventualmente encontrarmos indivíduos da classe média. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com base na transcrição dos dados referentes aos livros de registros de número 6 e 7 para uma planilha de dados (Excel). Foram transcritos 12.632 dados referentes a todos os enfermos da SCMPA e após foi feita uma filtragem das diferentes etnias, classe, gênero, trabalho, estado civil, entre outras variáveis que a fonte possibilita. Apesar de ser uma fonte médica, não voltada inicialmente para tal fim, os Registros permitiram compreender diversas peculiaridades sobre a vida daqueles que procuravam a assistência médica, além de possibilitar a reconstrução da organização feminina na cidade em um período de diversas mudanças políticas e sociais como foi o período da pós-emancipação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscilla Almaleh, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015/01). Mestranda Capes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS na linha de pesquisa Migrações, territórios e grupos étnicos. Cursando Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi integrante, na qualidade de estudante, de Iniciação Científica CNPq de 2013 à 2015 pelo projeto: Curadores de Feitiços, Adivinhações, Mandingas: Saúde e Doença na formação social escravista meridional (Porto Alegre/ século XIX) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem interesse e atua nos seguintes temas: mulheres populares e sua contextualização cotidiana; Rio Grande do Sul na primeira República; saúde e criminalidade feminina e popular no século XIX.

     

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

ALMALEH, Priscilla. Estudo de gênero no período pós-emancipação a partir dos Registros de Matrícula da Santa Casa de Porto Alegre (1889-1895). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 294–308, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p294-308. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/885.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.