"[...] que fossem cristãos e bons vassalos": as representações da alteridade indígena amazônica no Itinerario das Visitas Pastorais de D. José Afonso de Moraes Torres (1845-1848)

Autores

  • Leandro Carlos Melo da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n14.p466-481

Palavras-chave:

Amazônia, Igreja, Indígenas.

Resumo

O presente artigo tem como objeto as representações da alteridade indígena amazônica construídas pelo bispo Dom José Afonso de Moraes Torres (1805-1865) no Itinerário das Visitas Pastorais, registro de suas viagens pela diocese do Pará entre os anos de 1845 e 1848. Na leitura dele, nota-se um entrelaçamento entre os campos religioso e político, na medida em que despontam concepções e práticas informadas tanto pela ortodoxia ultramontana, quanto das questões formuladas nos debates entre as elites políticas e intelectuais do Segundo Reinado sobre a construção da nação e da nacionalidade brasileiras, sobre os quais, o bispo, como membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), tinha amplo acesso. O desejo maior de D. José Afonso, nas visitas pastorais e no Itinerário, era o de sobrepor um modelo de cristão-vassalo, desejável naquela época à liderança da Igreja e do Estado, à heterogeneidade étnica e cultural indígena. Portanto, cabe-nos indagar sobre o que significava, para o bispo, ser cristão e vassalo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Carlos Melo da Silva, Universidade Federal do Pará
    Mestrando em História Social da Amazônia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje, v. 1, n. 2, p. 21-39, 2012.

ANDRADE, Allan Azevedo. Entre a Igreja e o Estado: atribuições e atribulações de um bispo ultramontano na Amazônia (1844-1857). Belém, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pará, 2016.

AZEVEDO, Ferdinand S. J. A inesperada trajetória do ultramontanismo no Brasil Império. Perspectiva Teológica, n. 20, 1988, p. 201-218.

AZZI, Riolando. A defesa da ordem social no pensamento de D. Romualdo A. de Seixas, arcebispo da Bahia (1827-1860). Síntese, v. 6 n. 16, p. 131-153, 1979.

BARRIGA, Letícia Pereira. Entre leis e baionetas: Independência e Cabanagem no Médio Amazonas (1808-1840). Belém, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pará, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CARVALHO JÚNIOR, Almir Diniz de. Índios cristãos: poder, magia e religião na Amazônia colonial. Curitiba: Editora CRV, 2017.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre Práticas e Representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das letras Secretaria, Municipal de Cultura: FAPESP, 1992.

FREIRE, José Ribamar. A LGA no século XIX: a hegemonia perdida. In: FREIRE, José Ribamar. Da Língua Geral ao Português: para uma história dos usos locais das línguas amazônicas. Rio de Janeiro, Tese (Doutorado). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2003.

GUIMARÃES, Manoel L. S. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.1 n. 1, p. 5-27, 1998.

HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui; NEVES, Walter (orgs.). Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006, p. 81-108.

HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: ADAMS, Cristina et alii (orgs.). Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006, p. 81-108.

HENRIQUE, Márcio Couto. Sem Vieira nem Pombal: índios na Amazônia do século XIX. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.

LIMA, Leandro M. Presenças indígenas na Cabanagem. Proposta metodológica para a compreensão de suas participações diferenciadas, 2004. Anais do XVII Encontro Regional de História - O lugar da História. Capinas: ANPUH/SPUNICAMP, p. 1-12.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. A formação do estado imperial. São Paulo: HUCITEC, 2011.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres, pajés, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: Cejup, 1995.

MELLO JR, Donato. "Dom José Afonso de Morais Torres nono bispo do Pará 1844-1859. Alguns documentos para a biografia do bispo resignatário". Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 328, p. 5-22, jul.-set. 1980.

MONTERO, John M. Tupis, Tapuias e historiadores. Estudo de história indígena e do indigenismo. Campinas, Tese (Concurso de Livre Docência), Unicamp, 2001.

NEVES, Fernando Arthur de Freitas. Solidariedade e Conflito: Estado liberal e nação católica no Pará sob o pastorado de Dom Antônio Macedo Costa (1862-1889). São Paulo, Tese (Doutorado), USP, 2009.

POMPA, Maria Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e "Tapuia" no Brasil colonial. Campinas, Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituo de Filosofia e Ciências Humanas, 2001.

PRUDENTE, Gabriel de Cassio Pinheiro. Entre índios e verbetes: a política linguística na Amazônia portuguesa e a produção de dicionários em Língua Geral por jesuítas centro-europeus (1720-1759). Belém, Dissertação (Mestrado) , Universidade Federal do Pará, 2017.

RICCI, Magda Maria de Oliveira. “As batalhas da memória ou a cabanagem para além da guerra”. In: SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; RICCI, Magda Maria de Oliveira (orgs.). Os Oitocentos na Amazônia: trabalho, política e cultura. Belém: Editora Açaí, 2013, p. 46-80.

SANTIROCCHI, Ítalo Domingos. Questão de Consciência: os ultramontanos no Brasil e o regalismo do Segundo Reinado (1840-1889). Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

SOUSA, Eveline. Os ideais de civilização na Amazônia imperial: um estudo sobre os projetos de civilização indígena no Pará. Belém, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pará, 2011.

STEFANO, Roberto di. Dissidencia religiosa y secularización en el siglo XIX iberoamericano: cuestiones conceptuales y metodologógicas. Projeto História, São Paulo, n. 37, p. 157-178, dezembro, 2008.

TODOROV, Tzvetan. La conquista de America. El problema del otro. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

SILVA, Leandro Carlos Melo da. "[...] que fossem cristãos e bons vassalos": as representações da alteridade indígena amazônica no Itinerario das Visitas Pastorais de D. José Afonso de Moraes Torres (1845-1848). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 466–481, 2020. DOI: 10.25247/hu.2020.v7n14.p466-481. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1629.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 33

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.