HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n21.p1-6

Palavras-chave:

Nova his´tória indígena, Indígenas, América Latina

Resumo

O campo da Nova História Indígena, atualmente consolidado, emergiu das reivindicações dos povos indígenas pelas suas memórias e histórias, em um momento histórico de luta pelos seus direitos constitucionais e de ruptura com a tutela do Estado, quando a produção científica, na contramão desse processo, ainda os tratava como vítimas dos processos históricos ou povos fadados ao inevitável desaparecimento. A consolidação desse campo de estudo testemunhada pelo crescente interesse pela temática indígena nos Programas de Pós-Graduação nos quatro cantos do país, caminha passo a passo com a aprimorada organização política dos povos indígenas na América Latina, em geral, no Brasil, em particular, ao romper com amarras persistentes do regime tutelar abolido legalmente pela Constituição de 1988 e afirmar a defesa e promoção dos seus direitos, de forma sistemática, fora e dentro das instituições do Estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ayalla Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Professora adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, linha Mundo Atlântico, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em História também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui especialização em História do Brasil e graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do GT Indígenas na História, ANPUH Nacional. Integra o Laboratório de Pesquisa Povos Indígenas na História (Lapespih-UFRPE). É membro da atual gestão da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (2024-2026). Integra o Conselho Executivo do Blog "Indígenas na História: sempre obrigados ao trabalho". Se dedica à pesquisa sobre os Povos Indígenas, com ênfase nos seguintes temas: História e historiografia indígena e do indigenismo, história social da terra e do Trabalho no XIX, relações étnicas e fronteira. Atualmente, integra a equipe do projeto de pesquisa "Sempre obrigados ao trabalho: novas perspectivas sobre a exploração da mão de obra indígena e suas resistências, 1750-1900", com financiamento CNPq.

  • Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutora em História Social - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra, licenciada e bacharela em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Curso de História (campus Garanhuns) e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI), do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) e do Mestrado Profissional em História (PROFHistória), todos da Universidade de Pernambuco (UPE). Vice-coordenadora do curso de História do Multicampi/Garanhuns no biênio 2023-2025. Coordenadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História - LEPEHIS/UPE. Presidente da ANPUH-PE no biênio 2022-2024. Membro do GT Povos Indígenas na História, vinculado à ANPUH Brasil, sendo responsável pelo site e pelo canal do GT.

Referências

SILVA, Ayalla Oliveira; MELO, Karina Moreira Ribeiro da Silva e. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 21, p. 1–6, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n21.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3302.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

SILVA, Ayalla Oliveira; MELO, Karina Moreira Ribeiro da Silva e. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 21, p. 1–6, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n21.p1-6. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3302.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

101-110 de 151

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.