“Temos nosso próprio tempo”: os desafios de ensinar história aos adolescentes-jovens contemporâneos

Autores

  • Juliana Alves Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p91-105

Palavras-chave:

Adolescentes-Jovens, Ensino Médio, Ensino de História.

Resumo

A cultura histórica contemporânea tem desafiado pesquisadores (as) e professores (as) de história a (re) pensarem o processo de aprendizagem histórica de crianças, adolescentes e adultos. Assim, buscando compreender como essa geração engajada, curiosa, conectada e interativa aprende história, apresentaremos, neste artigo, uma reflexão sobre a influência do novo regime de historicidade (presentismo) na construção dos sentidos e o impacto causado no pro-cesso de didatização do saber histórico (forma e conteúdo). Para tal, usaremos os dados coletados na pesquisa reali-zada com adolescentes-jovens matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana da cidade do Recife, observando a partir dos conceitos de Evidências da Aprendizagem (Lefrançois), Cultura Histórica (Rüsen), Cultura histórica escolar (Gabriel) e Presentismo (Hargot) questões pertinentes a: esti-los e estratégias de ensino usadas nas aulas de história e o impacto das NTICs no planejamento da prática pedagó-gica dos (as) professores (as), o papel da história na vida prática dos estudantes e o conhecimento histórico dos adolescentes-jovens sobre história do Brasil. O presente texto traz os resultados parciais de pesquisa, mostrando que existe uma nova forma de pensar historicamente (operar), pautada no procedimento de reflexão que parte do presente para o presente, distancia-se do tradicional processo de aprendizagem instituído pela historiografia e chan-celado pelo espaço escolar, por se basear na clássica formula baseada na leitura dos fatos a partir do presente para passado ou passado para presente. Essa nova forma de pensar historicamente é estimulada pela história pública.

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Biografia do Autor

  • Juliana Alves Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutora em História pela UFPE. Professora Adjunta da UFRPE na Área de Metodologia de Ensino. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas-NEPHECs, onde desenvolve desde 2014 projetos de Pesquisas, financiado pelo CNPQ/PIBIC na área da Aprendizagem Histórica de crianças e adolescentes.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

ANDRADE, Juliana Alves. “Temos nosso próprio tempo”: os desafios de ensinar história aos adolescentes-jovens contemporâneos. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 9, p. 91–105, 2018. DOI: 10.25247/hu.2018.v5n9.p91-105. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1213.. Acesso em: 5 maio. 2024.

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