Pelo direito à cidade: Políticas públicas e hortas urbanas em Florianópolis

Autores

  • Giovana Callado Ferreira Labimha - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n12.p259-273

Palavras-chave:

Cidade, Agricultura urbana, Agroecologia.

Resumo

Com os problemas decorrentes de um crescimento sem planejamento, em que a cidade é vista sob a ótica do mercado, e onde os interesses do capital são priorizados em detrimento dos interesses social e coletivo, surgiu toda uma articulação política em defesa do direito de ocupar a cidade para além dos muros de concreto. O objetivo deste artigo é analisar os movimentos em torno de práticas e políticas públicas de agricultura urbana em Florianópolis enquanto formas de construção de usos diversificados e democráticos do solo urbano. As articulações políticas levaram à criação da Rede Semear de agricultura urbana e à eleição de Marcos José de Abreu (Marquito), pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – com sua plataforma em defesa da agroecologia, da agricultura urbana e do meio ambiente – como o segundo vereador mais votado no pleito de 2016. Levaram também à criação do Programa Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Florianópolis (PMAPO) e do Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis. No movimento de reivindicar os espaços da cidade para as práticas de agricultura urbana, merecem destaque a formação das hortas comunitárias e institucionais. Neste trabalho, foi dado um espaço especial para a articulação da Horta Comunitária e Pedagógica do Pacuca.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Callado Ferreira, Labimha - Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em História pela mesma instituição na área de Imigração, Migração e Meio Ambiente (História Global). Membro do Labimha (Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental).

Referências

ABREU, Marcos José de. Projeto de Lei nº 17.002/2017. Estabelece a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Florianópolis – PMAPO. Florianópolis: Câmara Municipal, 14 mar. 2017.

BARDANÇA, Anilton Graciliano. Entrevista. [30 nov. 2016]. Entrevistadora: Giovana Callado Ferreira. Florianópolis, 2016. 1 arquivo .mp3. (Agricultor e voluntário da Horta do Pacuca, Campeche).

FERREIRA, Karina. Vereador explica projeto de lei que apoia produção de alimentos em Florianópolis: “transcende direita ou esquerda”. Maruim, 6 abr. 2017. Disponível em: http://maruim.org/2017/04/06/vereador-marquito-explica-projeto-de-lei-que-apoia-a-producao-de-alimentos-em-florianopolis-transcende-direita-ou-esquerda/. Acesso em: 11/05/2017.

FLORIANÓPOLIS (Município). Decreto nº 17.688, de 5 de junho de 2017. Dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Agricultura Urbana.

FREDDI, Susi M. A agricultura urbana e o “bem viver” nos espaços urbanos: um estudo de caso sobre as hortas comunitárias do município de Joinville/SC. Florianópolis, Dissertação (Mestrado em Agroescossistemas), Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

HARVEY, David. A liberdade da cidade. In: MARICATO, Ermínia et. al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LIMA, Angela Bernadete. Espaços de cultivo em meio à cidade: uma história sócia ambiental da Alemanha (do século XIX aos dias atuais). Florianópolis, Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

MACHADO, Luiz C. Pinheiro; MACHADO FILHO, Luiz C. P. A dialética da agroecologia: contribuição para um mundo com alimentos sem veneno. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

NAGIB, Gustavo. Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas. São Paulo, Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo, 2016.

PULICE, Bianca. Entrevista. [18 jun. 2017]. Entrevistadora: Giovana Callado Ferreira. Florianópolis, 2017. 1 arquivo de WhatsApp. (Permacultora e voluntária da Horta Pedagógica e Comunitária do Pacuca, Campeche).

QUINTAIS DE FLORIPA. Sobre. 2016. Disponível em: https://quintaisdefloripa.wordpress.com/sobre/. Acesso em: 24 jul. 2017

TEATRO COMUNITÁRIO DO CANTO. E se eu fosse um camarão. Versão 2016.

THEODORO, Suzi; H.; DUARTE, Laura G.; ROCHA, Eduardo L. Incorporação dos princípios agroecológicos pela extensão rural brasileira: um caminho possível para alcançar o desenvolvimento sustentável. In: THEODORO, Suzi H.; DUARTE, Laura G.; VIANA, João N. (Org.). Agroecologia: um novo caminho para a extensão rural sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

FERREIRA, Giovana Callado. Pelo direito à cidade: Políticas públicas e hortas urbanas em Florianópolis. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 12, p. 259–273, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n12.p259-273. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1510.. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 61

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.