O trabalho infantil através das lentes de Juca Martins: informação e arte na produção fotodocumental (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p161-173Palavras-chave:
Juca Martins, Fotografia, Trabalho infantil.Resumo
Este estudo pretende analisar as fotografias de Juca Martins, cuja tema está centrado no trabalho infantil, em dois de seus projetos: Trabalho infantil em canavial na Zona da Mata (AL, 1984 e PE, 1979) e Extração de madeira (MG, 1985). O texto está divido em duas partes. Primeiramente, fala-se sobre a trajetória do fotógrafo, sobre fotografia e a produção fotodocumental no Brasil, contextualizando o seu trabalho e, especificamente, as fotografias em questão. Posteriormente, essas obras são analisadas, considerando a sua historicidade e plasticidade. O objetivo é analisar as obras, dialogando com o seu contexto de produção e circulação e a implicação da temática retratada. Pode-se dizer que fica clara a sua intenção documental, ao mesmo tempo que é possível perceber seu caráter artístico, em uma lin-guagem fotográfica que alia informação e expressão. Além disso, as imagens selecionadas remetem à busca pelos direitos das crianças e, consequentemente, pela garantia de uma infância digna. Evidenciam que a exploração de cri-anças é um ponto há tempo questionado e ainda não solucionado em nossa sociedade e, justamente por isso, necessita ser constantemente debatido.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.