Expectativa de futuro e juventudes: a escolha profissional dos jovens nas reportagens da imprensa (Brasil, 1980-2000)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p134-145Palavras-chave:
Juventudes, Futuro, Imprensa.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar como os jovens e suas escolhas profissionais para o futuro são apresentadas na imprensa brasileira. Para isso, serão analisados, dentre peças publicitárias, reportagens e entrevistas, documentos que tenham como tema específico o vestibular, publicados nas revistas IstoÉ e Veja entre o começo da década de 1980 e o final da década de 1990. Busca-se, com a pesquisa, identificar que imagem de juventude então se construiu, tendo como parâmetro a estreita relação da preocupação com o futuro a partir de um conjunto de reportagens cujo tema eram a escolha profissional e a aprovação no vestibular. Para esta análise, recorremos, aos conceitos de juventudes: a Margulis e Urresti (1996) e de Leccardi (2005); de expectativa de futuro, a de Koselleck (2006; 2014); de representação, a Chartier (1991; 2011) e de imprensa, a de Luca (2006) e Abreu (2002).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.