Cristologia em chave pastoral antropológica
evangelizar a partir dos cinco sentidos
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p314-335Mots-clés :
Papa Francisco, Cristologia, Cinco sentidos, EvangelizaçãoRésumé
O objetivo deste artigo é fazer uma abordagem cristológica a partir dos cinco sentidos diante dos desafios de evangelizar no contexto atual. A questão é: como realizar um processo de evangelização centrado no encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, que seja relevante diante da crise aguda que vive a humanidade? É preciso enfrentar as sombras do mundo que geram relações entre as pessoas marcadas pela indiferença, patriarcado, cultura do descarte, do ódio e do individualismo. Por sua vez, acreditamos que a cultura do encontro proposta pelo Papa Francisco pode ser visualizada por meio de um aprofundamento da experiência dos sentidos na ação evangelizadora. Ora, esta reflexão se propõe partindo da cristologia e percorrendo aspectos do modo como Jesus se fez valer dos sentidos em sua prática do anúncio do Reino de Deus, abrindo janelas para uma pastoral humanizadora. Depois de considerar algumas razões que justificam a importância de voltar ao frescor/amor de Jesus, tema fortemente presente no pontificado do Papa Francisco, o artigo dedica-se a percorrer o caminho de retomada de narrativas bíblicas, no sentido de perceber a forma como Jesus vive sua missão, destacando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Como conclusão, afirma que a cristologia dos sentidos oferece elementos importantes para compreender melhor a dimensão humana de Jesus; colabora para um processo de inculturação e vivência litúrgica mais coerente com uma antropologia integrada sem dualismos e vislumbra um caminho humanizador/mistagógico para o prosseguimento da missão de Jesus de Nazaré.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AMADO, Joel Portella. Igreja e grandes cidades: Estado atual da questão. In: BRUSTOLIN, Leomar A.; FONTANA, Leandro L. (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.
BENTO XVI. Deus Caritas Est. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est.html. Acesso em: 14 fev. 2023.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2004.
BINGEMER, Maria Clara. Gosto, Sabor e Paladar. 2015. Disponível em: http://agape.usuarios.rdc.puc-rio.br/amai/gostosabor.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRAVO PÉREZ, Benjamín. A cultura, porta de entrada à cidade. In: BRUSTOLIN Leomar A.; FONTANA, Leandro L. (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.
CAMBÓN, Enrique. Assim na Terra como na Trindade: o que significam as relações trinitárias na vida da sociedade? São Paulo: Cidade Nova, 2000.
CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007. (V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe)
LLACH, María Josefina. Elogio del tacto y del contacto reflexiones teológicas acerca del lenguaje del Papa Francisco. Revista Teología, n. 114, p. 105-129, ago. 2014.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Lumen Fidei. Brasília, DF: Ed. CNBB, 2013. (Documentos Pontifícios, 16).
PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. A alegria do evangelho. Sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
PAPA FRANCISCO. Gaudete et Exsultate. Sobre a chamada à santidade no mundo atual. Brasília, DF: Ed. CNBB, 2018.
PAPA PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/edh_enciclica_evangelii_nuntiandi.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
TUTAS, Maria Rodica. A arte da vida espiritual. Brasília, DF: Teixeira Gráfica e Editora, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rogério Luiz Zanini 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).