Culturas urbanas e teologias
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2020.v3n1.p3-7Palavras-chave:
Mundo urbano. Teologias. Desafios.Resumo
A sociedade brasileira se tornou, nas últimas décadas, uma sociedade urbana. De acordo com o Censo de 2010, 84,4% da população brasileira é urbana, isto é, vive em cidades. E isso tem muitas consequências para a vivência da fé e para a missão da Igreja. A começar pela compreensão do urbano e da expressão urbana da fé e da Igreja.
Downloads
Referências
ROLNIK, Raquel. “A questão urbana no Brasil contemporâneo”. In: RODRIGUES, Solange (org.). CEBs e mundo urbano: Perspectivas no pontificado de Francisco. Rio de Janeiro: Iser Assessoria, 2016.
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2013.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Brasília: CNBB, 2019.
PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023”. Perspectiva Teológica 51 (2019) p. 539-554.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).