Cristologia em chave pastoral antropológica

evangelizar a partir dos cinco sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p314-335

Palavras-chave:

Papa Francisco, Cristologia, Cinco sentidos, Evangelização

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma abordagem cristológica a partir dos cinco sentidos diante dos desafios de evangelizar no contexto atual. A questão é: como realizar um processo de evangelização centrado no encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, que seja relevante diante da crise aguda que vive a humanidade? É preciso enfrentar as sombras do mundo que geram relações entre as pessoas marcadas pela indiferença, patriarcado, cultura do descarte, do ódio e do individualismo. Por sua vez, acreditamos que a cultura do encontro proposta pelo Papa Francisco pode ser visualizada por meio de um aprofundamento da experiência dos sentidos na ação evangelizadora. Ora, esta reflexão se propõe partindo da cristologia e percorrendo aspectos do modo como Jesus se fez valer dos sentidos em sua prática do anúncio do Reino de Deus, abrindo janelas para uma pastoral humanizadora. Depois de considerar algumas razões que justificam a importância de voltar ao frescor/amor de Jesus, tema fortemente presente no pontificado do Papa Francisco, o artigo dedica-se a percorrer o caminho de retomada de narrativas bíblicas, no sentido de perceber a forma como Jesus vive sua missão, destacando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Como conclusão, afirma que a cristologia dos sentidos oferece elementos importantes para compreender melhor a dimensão humana de Jesus; colabora para um processo de inculturação e vivência litúrgica mais coerente com uma antropologia integrada sem dualismos e vislumbra um caminho humanizador/mistagógico para o prosseguimento da missão de Jesus de Nazaré.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Luiz Zanini, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas de Passo Fundo - Itepa Faculdades

    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas de Passo Fundo.

Referências

AMADO, Joel Portella. Igreja e grandes cidades: Estado atual da questão. In: BRUSTOLIN, Leomar A.; FONTANA, Leandro L. (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.

BENTO XVI. Deus Caritas Est. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est.html. Acesso em: 14 fev. 2023.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2004.

BINGEMER, Maria Clara. Gosto, Sabor e Paladar. 2015. Disponível em: http://agape.usuarios.rdc.puc-rio.br/amai/gostosabor.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

BRAVO PÉREZ, Benjamín. A cultura, porta de entrada à cidade. In: BRUSTOLIN Leomar A.; FONTANA, Leandro L. (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.

CAMBÓN, Enrique. Assim na Terra como na Trindade: o que significam as relações trinitárias na vida da sociedade? São Paulo: Cidade Nova, 2000.

CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007. (V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe)

LLACH, María Josefina. Elogio del tacto y del contacto reflexiones teológicas acerca del lenguaje del Papa Francisco. Revista Teología, n. 114, p. 105-129, ago. 2014.

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Lumen Fidei. Brasília, DF: Ed. CNBB, 2013. (Documentos Pontifícios, 16).

PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. A alegria do evangelho. Sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

PAPA FRANCISCO. Gaudete et Exsultate. Sobre a chamada à santidade no mundo atual. Brasília, DF: Ed. CNBB, 2018.

PAPA PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/edh_enciclica_evangelii_nuntiandi.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

TUTAS, Maria Rodica. A arte da vida espiritual. Brasília, DF: Teixeira Gráfica e Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ZANINI, Rogério Luiz. Cristologia em chave pastoral antropológica: evangelizar a partir dos cinco sentidos. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 2, p. 314–335, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p314-335. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2428.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 57

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.