Do real ao virtual
o desafio do anúncio profético nas estradas digitais
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pSchlagwörter:
Profecia, Evangelho, Pobres, Mídias Sociais, ContemporaneidadeAbstract
As formas de anúncio do Evangelho se transformam de acordo com as épocas da história. Neste artigo, buscamos recuperar e levantar questões de continuidade do exercício da profecia, desde as transformações na atuação de profetas dos campos da concretude ao contraste com o tempo presente, permeado pela tecnologia e pelos novos meios de comunicação virtual, que vêm ressignificando a forma de estarmos e nos comunicarmos na atualidade. A pergunta-chave sobre a qual queremos refletir é: há possibilidade de realização de um anúncio profético nas mídias digitais? Para tanto, estruturamos o texto em três partes: a primeira trata dos elementos teológicos que constituem a profecia, a segunda faz referências aos profetas da atualidade, e a última compreende os elementos que compõem a comunicação nas mídias digitais e suas possibilidades para a profecia
Downloads
Literaturhinweise
BOMBONATTO, V. Seguimento de Jesus: uma abordagem segundo a cristologia de Jon Sobrino, São Paulo, Paulinas, 2007.
COMBLIN, J. A maior esperança, Petrópolis, Vozes, 1974.
COMBLIN, J. Humanité et libération des opprimés. Revue Concilium 175 (1982), p. 122-131.
COMBLIN, J. Vocação para a liberdade. São Paulo: Paulus, 1998.
COMBLIN, J. A Igreja e o mundo dos excluídos. Revista Vida Pastoral, 211 (2000), p. 12.
COMBLIN, J. A profecia na Igreja, São Paulo, Paulus, 2009.
COMBLIN, J. O pobre critério para a profecia. Encontros teológicos, n. 59, ano 26, n. 2/2011, p. 131-154.
FORTE, B. A essência do cristianismo. São Paulo: Vozes, 2003.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio Editora, 1979.
MICCOLI, G. Le pontificat de Jean-Paul II Un gouvernenment contraté. Bruxelles: Lessius, 2007.
O’MALLEY, J. L’événement Vatican II. Bélgica: Lessius, 2011.
RICŒUR, P. Les implications éthiques du récit. In: Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990. p. 193-198.
SCHLEGEL, J.-L. Narrar Deus nos dias de hoje: possibilidades e limites. Cadernos de teologia pública, v. 68, IX. São Leopoldo, 2012, p. 10. Disponível em: www.ihu.unsinos.br/publicacoes/mais-publicacoes. Acesso em: 21 mar. 2023.
SBARDELOTTO, M. Por um humanismo digital integral. In: GUIMARÃES, J. G. M.; SOUZA, R. S. R.; ALVES, C. F.; PENZIM, A. M. B. (org.). O novo humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2022, v. 1, p. 231-271.
THÉOBALD, C. La foi du Christ : transmettre l’intransmissible ? In: Transmettre un Évangile de liberté. Paris: Bayard Jeunesse, 2007. p. 21-37.
THÉOBALD, C. Vers une nouvelle théorie des sens ? Revue de recherche religieuse, abr.-jun. 2011, p. 249-258.
THÉOBALD, C. Les enjeux de la narrativité pour la théologie. In: Le christianisme comme style : une manière de faire de la théologie en postmodernité. v. 1. Paris: Les Éditions du Cerf, 2007, p. 459-481.
THÉOBALD, C. I racconti di Dio: pensare la Teologia Narrativa. Roma: EDB, 2001.
MEDEIROS, F.; SOUZA, A.; AMARO, A.; SBARDELOTTO, M.; BORGES, V. Evangelizadores digitais católicos: efeitos e perspectivas. São Paulo: Editora Ideia & Letras; Paulus, 2024.
SOUZA, A. Os desafios da cultura digital para a Igreja em contexto urbano. Conferência proferida no II Congresso Internacional de Pastoral Urbana. Porto Alegre – mar. 2024. Texto em vias de publicação no livro de conferências do referido evento.
SOUZA, A. A fragmentação do pensamento e o sucesso da “Evangelização” nas redes sociais: contribuições da Teologia Narrativa para o fenômeno do religioso nas redes sociais. Revista de cultura teológica, ano XXXI – n. 106, set.-dez. 2023, p. 164-184.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Alzirinha Rocha de Souza
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).