Do real ao virtual
o desafio do anúncio profético nas estradas digitais
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pParole chiave:
Profecia, Evangelho, Pobres, Mídias Sociais, ContemporaneidadeAbstract
As formas de anúncio do Evangelho se transformam de acordo com as épocas da história. Neste artigo, buscamos recuperar e levantar questões de continuidade do exercício da profecia, desde as transformações na atuação de profetas dos campos da concretude ao contraste com o tempo presente, permeado pela tecnologia e pelos novos meios de comunicação virtual, que vêm ressignificando a forma de estarmos e nos comunicarmos na atualidade. A pergunta-chave sobre a qual queremos refletir é: há possibilidade de realização de um anúncio profético nas mídias digitais? Para tanto, estruturamos o texto em três partes: a primeira trata dos elementos teológicos que constituem a profecia, a segunda faz referências aos profetas da atualidade, e a última compreende os elementos que compõem a comunicação nas mídias digitais e suas possibilidades para a profecia
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOMBONATTO, V. Seguimento de Jesus: uma abordagem segundo a cristologia de Jon Sobrino, São Paulo, Paulinas, 2007.
COMBLIN, J. A maior esperança, Petrópolis, Vozes, 1974.
COMBLIN, J. Humanité et libération des opprimés. Revue Concilium 175 (1982), p. 122-131.
COMBLIN, J. Vocação para a liberdade. São Paulo: Paulus, 1998.
COMBLIN, J. A Igreja e o mundo dos excluídos. Revista Vida Pastoral, 211 (2000), p. 12.
COMBLIN, J. A profecia na Igreja, São Paulo, Paulus, 2009.
COMBLIN, J. O pobre critério para a profecia. Encontros teológicos, n. 59, ano 26, n. 2/2011, p. 131-154.
FORTE, B. A essência do cristianismo. São Paulo: Vozes, 2003.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio Editora, 1979.
MICCOLI, G. Le pontificat de Jean-Paul II Un gouvernenment contraté. Bruxelles: Lessius, 2007.
O’MALLEY, J. L’événement Vatican II. Bélgica: Lessius, 2011.
RICŒUR, P. Les implications éthiques du récit. In: Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990. p. 193-198.
SCHLEGEL, J.-L. Narrar Deus nos dias de hoje: possibilidades e limites. Cadernos de teologia pública, v. 68, IX. São Leopoldo, 2012, p. 10. Disponível em: www.ihu.unsinos.br/publicacoes/mais-publicacoes. Acesso em: 21 mar. 2023.
SBARDELOTTO, M. Por um humanismo digital integral. In: GUIMARÃES, J. G. M.; SOUZA, R. S. R.; ALVES, C. F.; PENZIM, A. M. B. (org.). O novo humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2022, v. 1, p. 231-271.
THÉOBALD, C. La foi du Christ : transmettre l’intransmissible ? In: Transmettre un Évangile de liberté. Paris: Bayard Jeunesse, 2007. p. 21-37.
THÉOBALD, C. Vers une nouvelle théorie des sens ? Revue de recherche religieuse, abr.-jun. 2011, p. 249-258.
THÉOBALD, C. Les enjeux de la narrativité pour la théologie. In: Le christianisme comme style : une manière de faire de la théologie en postmodernité. v. 1. Paris: Les Éditions du Cerf, 2007, p. 459-481.
THÉOBALD, C. I racconti di Dio: pensare la Teologia Narrativa. Roma: EDB, 2001.
MEDEIROS, F.; SOUZA, A.; AMARO, A.; SBARDELOTTO, M.; BORGES, V. Evangelizadores digitais católicos: efeitos e perspectivas. São Paulo: Editora Ideia & Letras; Paulus, 2024.
SOUZA, A. Os desafios da cultura digital para a Igreja em contexto urbano. Conferência proferida no II Congresso Internacional de Pastoral Urbana. Porto Alegre – mar. 2024. Texto em vias de publicação no livro de conferências do referido evento.
SOUZA, A. A fragmentação do pensamento e o sucesso da “Evangelização” nas redes sociais: contribuições da Teologia Narrativa para o fenômeno do religioso nas redes sociais. Revista de cultura teológica, ano XXXI – n. 106, set.-dez. 2023, p. 164-184.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Alzirinha Rocha de Souza
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).