Do real ao virtual

o desafio do anúncio profético nas estradas digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25p

Palabras clave:

Profecia, Evangelho, Pobres, Mídias Sociais, Contemporaneidade

Resumen

As formas de anúncio do Evangelho se transformam de acordo com as épocas da história. Neste artigo, buscamos recuperar e levantar questões de continuidade do exercício da profecia, desde as transformações na atuação de profetas dos campos da concretude ao contraste com o tempo presente, permeado pela tecnologia e pelos novos meios de comunicação virtual, que vêm ressignificando a forma de estarmos e nos comunicarmos na atualidade. A pergunta-chave sobre a qual queremos refletir é: há possibilidade de realização de um anúncio profético nas mídias digitais? Para tanto, estruturamos o texto em três partes: a primeira trata dos elementos teológicos que constituem a profecia, a segunda faz referências aos profetas da atualidade, e a última compreende os elementos que compõem a comunicação nas mídias digitais e suas possibilidades para a profecia

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Biografía del autor/a

  • Alzirinha Rocha de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Leiga, doutora em Teologia pela Université catholique de Louvain (Bélgica), mestra em Teologia pela Universidad San Dámaso (Madri, Espanha) e graduada em Teologia pela PUC-SP; coordenadora do Observatório Eclesial Brasil e membro da Sociedade Internacional de Teologia Prática. Atualmente, é professora e pesquisadora da PUC-Minas e do ITESP-SP.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

ROCHA DE SOUZA, Alzirinha. Do real ao virtual: o desafio do anúncio profético nas estradas digitais. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 326–347, 2024. DOI: 10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2934.. Acesso em: 15 jan. 2025.

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