Jesus da gente – um entre-lugar teoliterário: a construção do (samba) enredo da Estação Primeira de Mangueira 2020
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2020.v3n1.p119-144Schlagwörter:
Entre-lugar. Teoliteratura. Carnaval. Samba-Enredo. Mangueira.Abstract
A leitura e a interpretação de uma obra nunca serão suficientes para explicá-la e tampouco poderão mitigar as controvérsias suscitadas com o seu surgimento ou mesmo negligenciá-las. Nesse sentido, lançar um olhar interessado para a construção do (samba) enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira 2020 abre-nos a um campo teórico discursivo sobre o qual refluem distintos elementos, fazendo emergir um espaço rico de enunciação e de interlocução teoliterária. Assim, se uma leitura realista se aproximaria para ver melhor, a poética textual que queremos privilegiar, aqui, distancia-se para poder aproximar-se mais. Concluímos, portanto, que “A verdade vos fará livre”, proposta por Leandro Vieira, transcende tanto a construção histórica nela representada como ainda a compreensão desse mesmo funcionamento. Afinal, ainda que advindo de uma história e de uma sociedade, o Jesus da gente cumpre bem sua missão, articulando e escapando aos limites da história e da sociedade que o originaram, independentemente da opinião crítica dos seus sucessivos leitores-espectadores-ouvintes.
Downloads
Literaturhinweise
ALVES, Chico. “Bolsonaro vira algo em samba da Mangueira; carnavalesco vê folia “engajada”. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2019/10/14/bolsonaro-vira-alvo-em-samba-da-mangueira-carnavalesco-ve-folia-engajada.htm>. Acesso em 14 de outubro de 2019.
ARAÚJO, André Luís de. « L’Être en devenir ou le devenir-homme du Fils de Dieu : Rahner et l’énonciation du Logos en devenir ». Paris : Centre Sèvres Facultés Jésuites de Paris, 2017. (Mémoire de Théologie).
BAKHTIN, Mikhail. “O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica”. In: Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, p. 71-107.
BOSI, Alfredo. “Imagem, Discurso”. In: O ser o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977, p. 11-36.
COMPAGNON, Antoine. “A literatura”. In: O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, p. 29-46.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. (Constituição Pastoral Gaudium et spes; Decreto Ad gentes).
ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA. “Mangueira mudará sua disputa de samba-enredo”. Disponível em: <http://www.mangueira.com.br/noticia-detalhada/3093>. Acesso em: 17 de julho de 2019.
Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 1997.
JORNAL O GLOBO. “Enredo da Mangueira em 2020 vai imaginar o retorno de Cristo num mundo marcado pela intolerância. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/enredo-da-mangueira-em-2020-vai-imaginar-retorno-de-cristo-num-mundo-marcado-pela-intolerancia-23812598>. Acesso em 17 de julho de 2019.
JEANNIÈRE, Abel. « En archê ên o Logos » Dans : RSR, 2/1995 (Tome 83), p. 241-247.
MOINGT, Joseph. « L’homme qui venait de Dieu ». Dans : Cogitatio Fidei, 176. Paris : CERF, 1999.
RAHNER, K. « Jésus Christ ». Dans : Traité fondamental de la foi. Paris : Centurion, 1983, p. 203-258.
RAHNER, Karl. « Méditation 12 : L’Incarnation de Dieu ». Dans : L’Esprit Ignatien (Sous la direction de Michel Fédou). Paris : CERF, 2016, p. 163-180.
SANTIAGO, Silviano. “O entre-lugar do discurso latino-americano”. In: Uma literatura nos trópicos. Recife: Cepe, 2019, p. 9-30.
SANTIAGO, Silviano. “Para além da história social”. In: Nas malhas da letra. São Paulo: Rocco, 2002, p. 251-271.
TAVARD, Georges. « Le discours ». Dans : La Vision de la Trinité. Paris : CERF, 1989, p. 135-160.
THEOBALD, Christoph. Penser la foi chrétienne. Paris : Centre Sèvres Facultés Jésuites de Paris, 2017. (Cours de Théologie).
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).