Os pobres e o projeto de civilização neoliberal
desafios teológicos em diálogo com o pensamento de José Comblin
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p47-66Palavras-chave:
Hayek, Neoliberalismo, Pecado original, Pretensão do conhecimento, Justiça socialResumo
O neoliberalismo é muito mais do que uma teoria ou uma proposta de economia política, trata-se de um projeto de civilização. Nesse sentido, o neoliberalismo pressupõe um novo paradigma de razão, que inclui a noção de sistemas complexos auto-organizadores e a evolução através de processo de seleção dos mais eficientes, e uma antropologia pessimista, que nega a noção solidariedade como algo constitutivo do ser humano e necessário para a manutenção da sociedade. Isto é, nega radicalmente a noção de justiça social. Objetivo deste artigo é, partindo do pensamento teológico de José Comblin sobre o papel dos mitos na sociedade, analisar criticamente os argumentos de F. Hayek contra a “pretensão do conhecimento” dos que defendem metas sociais e contra a noção de justiça social. Essa análise mostra que tese de Hayek usa, de modo funcional e implicitamente, o conceito de pecado original, isto é, o pecado que originaria todos os males sociais.
Downloads
Referências
ASSMANN, Hugo; HINKELAMMERT, Franz. A idolatria do mercado: ensaio sobre economia e teologia. Petrópolis: Vozes, 1989.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. (org. de M. Löwy). São Paulo: Boitempo, 2013.
BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1997.
COELHO, Allan. Capitalismo como religião: Walter Benjamin e os teólogos da libertação. São Paulo: Recriar, 2021.
COMBLIN, José. O provisório e o definitivo. São Paulo: Herder, 1968.
COMBLIN, José. O clamor dos oprimidos, o clamor de Jesus. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1985.
COMBLIN, José. Vocação para a liberdade. São Paulo: Paulus, 1998.
COMBLIN, José. O neoliberalismo. Ideologia dominante na virada do século. Petrópolis: Vozes, 2000.
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
EICHENGREEN, Barry; HAUSMANN, Ricardo. Exchange Rates and Financial Fragility. NBER Working Paper Series, n. 7418. National Bureau of Economic Research. Cambridge (MA), 1999.
EICHENGREEN, Barry; HAUSMANN, Ricardo; PANIZZ, Ugo. Original Sin: The Pain, the Mystery, and the Road to Redemption. November 2002. (Paper prepared for the conference “Currency and Maturity Matchmaking: Redeeming Debt from Original Sin,” Inter-American Development Bank, Washington, D.C., 21-22 November 2002).
HAYEK, F.A. Os fundamentos da liberdade. São Paulo: Visão, 1983.
HAYEK, Friedrich A. A arrogância fatal: os erros do socialismo. Porto Alegre: Ortiz, 1995.
HAYEK, Friedrich A. von. A pretensão do conhecimento. (Conferência pelo Prêmio Nobel de Economia. 1974). MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, Volume II, Número 2 (Edição 4) Julho-Dezembro 2014, pp.595-603.
HAYEK, Friedrich A. von. Direito, Legislação e Liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. Volume II: A miragem da justiça social. São Paulo: Visão, 1985.
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. (Tradução e revisão Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro). 6. ed. Rio de Janeiro: Institiuo Liberal, 2010.
HINKELAMMERT, Franz J. Crítica de la razón utópica. Ed. ampliada y revisada. Bilbao: Desclée, 2002.
LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. 11a ed., Chicago-London: The University of Chicago Press, 1996.
LEWONTIN, Richard. A trípla hélice: gene, organismo e ambiente. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
LÖWY, Michael. O Capitalismo como Religião: Walter Benjamin e Max Weber, in: JINKINGS, I. & PESCHANSKI (org.) As utopias de Michael Löwy: reflexões sobre um marxista insubordinado. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 177-190.
MORIN, Edgar, Introdução ao pensamento complexo, Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
ONEN, Mert; SHIN, Hyun Song; PETER, Goetz von. Overcoming original sin: insights from a new dataset. BIS Working Papers, No 1075, 2023.
SUNG, Jung Mo. A idolatria do dinheiro e os direitos humanos: uma Crítica Teológica do Novo Mito do Capitalismo. São Paulo: Paulus, 2018.
THATCHER, Margaret. Interview for Sunday Times. London, 1981 (May, 1st). Disponível na internet: http://www.margaretthatcher.org/document/104475. Acessado em outubro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jung Mo Sung

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




















