Estado “cristão” e Neoliberalismo: uma heresia. Não podeis servir a dois senhores (Mt 6,24)

Autores

  • Élio Estanislau Gasda Faculdade Jesuita

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2019.v2n2.p192-215

Palavras-chave:

Cristianismo, Política, Fundamentalismo Religioso, Capitalismo neoliberal

Resumo

O labor teológico contém, de uma forma ou de outra, a dimensão histórica-social. O discurso está situado no contexto do teólogo que, em sintonia com sua comunidade de fé, interpreta a realidade à luz da Revelação. Não há como omitir-se diante das grandes questões que atemorizam a humanidade. O texto aborda o avanço do fundamentalismo sobre o conjunto da sociedade, a partir de duas frentes principais: a econômica neoliberal e a religiosa cristã. A caracterização de ambos fundamentalismos é ponto de partida para identificar as consequências perversas sobre a política: aniquilamento da democracia, asfixia da política, privatização do Estado e, a principal, governo do dinheiro e exclusão dos pobres. Religião (Cristianismo) e dinheiro (capitalismo) podem conviver? O capitalismo é realmente um parasita do Cristianismo? (Walter Benjamin). É possível implementar um “Estado cristão” (fundamentalismo religioso) no neoliberalismo (Fundamentalismo econômico)? Em Jesus Cristo se encontra a contradição absoluta entre Cristianismo e capitalismo neoliberal: a sentença “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) aplica-se também à esfera da política. Nem Deus, nem o mercado. A dignidade humana, o bem comum e a justiça são os fundamentos da política.

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Biografia do Autor

  • Élio Estanislau Gasda, Faculdade Jesuita
    Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política (Universidade Católica Portuguesa). Professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã na Graduação e na Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Diretor da Coleção Theologica FAJE; Editor Associado da Revista Perspectiva Teológica; Conselho de Redação da Revista Digital Iberoamericana de Bioética. Editor de eixo da Enciclopédia Theologica Latinoamericana; Membro do comitê central da Rede Ética Teológica Católica Mundial (CTWEC). Co-editor da Revista eletrônica Pensar. Projetos de Investigação: Teologia Cristã e os grandes desafios ético-morais da cultura contemporânea; Teorias da Justiça, Capitalismo e Ética Teológica. Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudios sobre Pensamiento Social de la Iglesia (ODUCAL-CELAM); Grupo de Trabajo Teología, Ética e Política (CLACSO); Grupo de pesquisa Diversidade(s) afetivo-sexuais e Teologia (FAJE). Livros publicados: Fe cristiana y sentido del trabajo (San Pablo/Madrid, 2011); Trabalho e Capitalismo Global: atualidade da Doutrina Social da Igreja (Paulinas, 2011); Sobre a Palavra de Deus: hermenêutica bíblica e teologia fundamental (Vozes, 2012); Cristianismo e Economia: repensar o trabalho além do Capitalismo (Paulinas, 2014); Economia e bem comum: o Cristianismo e uma ética da empresa no capitalismo (Paulus, 2016); Cristianismo y Economia: repensar el trabajo más allá del capitalismo (HOAC/Madrid, 2017)

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

GASDA, Élio Estanislau. Estado “cristão” e Neoliberalismo: uma heresia. Não podeis servir a dois senhores (Mt 6,24). Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 2, p. 192–215, 2019. DOI: 10.25247/2595-3788.2019.v2n2.p192-215. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1296.. Acesso em: 5 maio. 2024.

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