A expressão “alfa e o ômega” do Apocalipse como fundamento da divindade do Filho
Palavras-chave:
Apocalipse de João, Jesus Cristo, SalvadorResumo
A presente pesquisa analisa a interpretação teológica da expressão Alfa e Ômega segundo o Livro do Apocalipse. Para alcançar tal compreensão, faz-se uso da metodologia de análise bibliográfica sobre o tema. Primeiro são apresentados o contexto histórico, literário e demais aspectos relacionados ao Apocalipse. Em seguida, discute-se o significado teológico desse título, evidenciando como, aplicado a Deus e a Jesus Cristo, tornou-se manifestação da fé cristã.
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
FRANGIOTTI, Roque. História das heresias: séculos I-VII: conflitos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995.
LOEWE, William P. Introdução à cristologia. São Paulo: Paulus, 2000.
MCKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 2005. 9a ed.
VANNI, Hugo. Apocalipse: uma assembleia litúrgica interpreta a história. São Paulo: Paulinas, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Macionila Campos de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Simpósio.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Simpósio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nos Anais do Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



