O Anticristo no apócrifo Apocalipse de Elias
Palavras-chave:
Apócrifo, Cristo, Literatura apocalípticaResumo
O presente artigo aborda o tema do Anticristo no livro apócrifo Apocalipse de Elias. Tem como objetivo conhecer a ideia que os cristãos da comunidade joanina tinham dessa figura e que nos chegou mediante as cartas de João. A metodologia será a análise literária do apócrifo e dos textos canônicos que fazem referência ao anticristo. O desenvolvimento contará com três momentos: a dinâmica de poder e injustiça, a configuração do anticristo e critérios para distinguir entre o Cristo e o Anticristo. Como resultado, espera-se uma maior clareza de um tema tão enigmático e que ocupa o imaginário de muitos fiéis.
Referências
A BÍBLIA. São Paulo: Paulus, 2002.
FILHO, Paulo Alexandre. Império Romano: a dinastia julio-claudiana. In: HistóriaBlog, 19 janeiro 2024. Disponível em: https://historiablog.org/2024/01/18/imperio-romano-a-julio-claudiana/. Acesso em: 22/09.2025.
APOCALIPSE de Elias. In: TILLESSE, Caetano Minette de. Apócrifos do Antigo Testamento. Volume II. Revista Bíblica Brasileira, v. 17 n. 1-2-3, 2000, p. 98-114.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (Org.). Bíblia sagrada. São Paulo, SP; Aparecida, SP; Petrópolis, RJ: Ave Maria; Loyola; Salesiana; Paulus; Paulinas; Santuário; Vozes, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rita Maria Gomes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Simpósio.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Simpósio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nos Anais do Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



