A figura do cordeiro no livro do Apocalipse
Palavras-chave:
Antigo Testamento, Sacrifício, Salvação, LibertaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a figura do Cordeiro no livro do Apocalipse, apontando as semelhanças e diferenças da figura do cordeiro presente nesse livro dos demais textos da Bíblia. Para realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo como bibliografia primeira a Sagrada Escritura e alguns comentadores. Após o estudo, pode-se constatar que, embora participem do mesmo campo semântico, o cordeiro apresentado no Antigo Testamento e o do Apocalipse são distintos, pois o do Apocalipse conduz aos que o seguem para a eternidade.
Referências
ARENS, Eduardo; MATEOS, Manuel Díaz. O Apocalipse a força da esperança: estudo, leitura e comentário. São Paulo: Loyola, 2004.
BÍBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
CASALEGNO, Alberto. “E o Cordeiro os Vencerá” (Ap 17,14). São Paulo: Loyola, 2017.
LOUW, Johannes; NIDA, Eugene. Léxico Grego-Português do Novo Testamento baseados em domínios semânticos. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wilker Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Simpósio.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Simpósio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nos Anais do Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



