Submissão

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Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÃO DA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO IX SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES

Em 2025 é celebrado, no âmbito católico, o ano jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”. No Brasil, o mês de setembro teve como lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). E sendo a apocalíptica uma literatura que visa promover a esperança, o Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações (GPXI) escolheu como tema de seu IX Simpósio “O movimento apocalíptico e as dinâmicas de resistência”, com o objetivo de propiciar um momento de reflexão sobre as diferentes interpretações do apocalipse e suas implicações sociais e culturais. O simpósio buscarou reunir acadêmicos, teólogos e interessados para discutir como esses movimentos influenciam a prática religiosa e a resistência frente a desafios à fé.

Embora tenha como ponto de partida os eventos acima citados, emanados do âmbito Católico, o que se propõe é que o tema seja tratado de modo ecumênico, vivencial e pastoral. Nesse sentido, pretende-se fomentar um diálogo aberto entre diferentes tradições cristãs, explorando como as narrativas apocalípticas podem ser interpretadas em contextos diversos e como elas podem inspirar ações de resistência e esperança nas comunidades de fé. 

Seus participantes são convidados, entre outras atividades, a compartilharem seus estudos e pesquisas nas Sessões Temáticas de Comunicações (ST), que tem como objetivo refletir temas em teologia e áreas afins.

As Sessões Temáticas de Comunicações aconteceram no dia 24 de outubro, das 14h às 16h. Aqueles que tiverem interesse em participar deverão:

  1. Inscrever-se no evento através do seguinte link: Inscrições
  2. Acessar a área de  Submissões e submeter a proposta de comunicação através do link Comunicações
  3. As propostas de comunicações deverão conter:
  4. Título da comunicação proposta, em fonte Arial, tamanho 14 e espaçamento simples;
  5. Nome completo do/a proponente e e-mail;
  6. Resumo contendo entre 50 e 100 palavras, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. O resumo deve conter o objetivo, o método e a conclusão;
  7. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave, evitando o quanto possível a repetição de termos do título;
  8. Referências básicas;
  9. Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato PDF;
  10. Será permitida uma comunicação por autor.
  11. Escolher e identificar na submissão do resumo a Sessão Temática (ST) na qual vai apresentar sua comunicação. Não serão aceitas “submissões gerais”. As Sessões Temáticas serão: 

ST1 – O profetismo bíblico e apocalíptica | Profa. Rita Maria Gomes (UNICAP)

ST2 – A apocalíptica e a resistência das mulheres | Dra. Karen Colares ( PHD – FAJE)

ST3 – Apocalipse e Escatologia/Milenarismos | Prof. Dr. Sérgio Sezino Douets Vasconcelos (UNICAP)

ST5 – Apocalipse no imaginário popular | Prof. Dr. Sérgio Albuquerque Damião (UNICAP)

  1.  Participar da Sessão Temática de Comunicações na qual está inscrito, no dia e horários marcados, apresentando seus estudos ao público;
  2. Após a comunicação, produzir um texto de 6 a 8 laudas, de acordo com as normas abaixo indicadas e enviar até o dia 28/11/2025, em arquivo Microsoft Word, com a devida revisão gramatical, no sistema da submissão.

 

NORMAS PARA ENVIO DOS TEXTOS COMPLETOS

Apenas serão publicados nos Anais os textos completos referentes a comunicações efetivamente apresentadas durante o IX Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações. Submissões que não observarem as indicações aqui indicadas serão automaticamente excluídas do processo editorial. 

  1. Língua: o texto deve ser encaminhado em português com a revisão gramatical realizada.
  1. Tamanho do texto: o texto deve ser claro e conciso. Serão aceitos trabalhos de, no mínimo, 06 e, no máximo, 08 páginas, incluindo as referências, figuras, tabelas etc. 
  1. Configuração da Página: espaçamento entrelinhas: 1,5 linhas, fonte: Arial, Tamanho da fonte: 12, papel: A4, justificado com as seguintes margens: superior 3 cm; inferior 2cm; esquerda 3 cm e direita 2cm; Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato PDF.
  1. Título: os trabalhos deverão ser iniciados com o título centralizado, com letras maiúsculas apenas na primeira palavra do título e em termos que assim o exijam, em negrito, em fonte: Arial, tamanho: 14. Se houver subtítulo, inserir após o título, antecedido de dois pontos, todo em letras minúsculas, em negrito. 
  1. Autor(es): nome do(s) autor(es) abaixo do título, sem titulação ou qualquer outro prefixo ou sufixo, alinhado à direita, em fonte Arial, tamanho: 10, com número indicativo que remete à nota de rodapé. No rodapé deve-se indicar uma breve apresentação do(s) autor(es) e contato eletrônico (E-mail), em tamanho da fonte: 10. 
  1. Estrutura: o texto (justificado, fonte: Arial, tamanho da fonte: 12, e com início de cada parágrafo com 1,5 cm) deverá ter a seguinte estrutura: 
  1. Resumo: o resumo deve vir em fonte Arial, tamanho 10, contendo entre 50 e 100 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e a conclusão à qual chegou.
  2. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave, evitando o quanto possível a repetição de termos do título.
  3. Introdução: deve ser breve, esclarecendo o tipo de problema abordado, ou a(s) hipótese(s) de trabalho, incluso a indicação do objetivo do trabalho.
  4. Corpo ou desenvolvimento: desenvolvimento articulado de seus estudos, com os resultados e as discussões em torno do tema indicado, que poderá ser dividido em capítulos, subcapítulos, sessões etc.
  • O uso de letras e palavras em negrito está restrito ao título e subtítulo da comunicação, aos títulos das seções e subseções, tais como: introdução, seções do desenvolvimento do artigo (com a devida numeração), às considerações finais e às referências, com tamanho da fonte: 12, alinhado à esquerda;
  • O uso de letras e palavras em itálico no texto ocorre somente para a apresentação de termos de língua estrangeira (caso houver) e em títulos de obras que forem estritamente necessárias dentro do texto;
  • Não utilizar palavras sublinhadas;
  • O uso de aspas duplas no texto ocorre somente quando se utiliza e se faz a indicação de citação direta dentro do parágrafo. Não utilize aspas duplas em citação direta com recuo de 4 cm ou para realçar termos, palavras, entre outros, dentro do texto.
  • Quanto às aspas simples, elas só são usadas quando estão no interior de uma citação direta que já está entre aspas duplas. 
  1. Citações: Seguindo as orientações da ABNT, será utilizado o sistema autor-data.
  1. Em caso de citação direta no parágrafo, com menos de três linhas, exige-se o uso obrigatório e exclusivo de aspas duplas;
  2. Em caso de citação direta com recuo de 4 centímetros, quando a citação se apresentar com mais de três linhas, sem o uso de aspas duplas, e em tamanho da fonte: 10.
  3. Recorda-se que se deve incluir obrigatoriamente o número da página na referência, a exceção são páginas da internet que não constem paginação e uma referência genérica a um tema tratado em uma obra;
  1. Considerações finais: esta parte conclusiva deve ser desenvolvida fundamentando-se nos dados apresentados no corpo do trabalho;
  1. Referências: devem estar de acordo com as regras ABNT.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

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