Jesus, o Filho do Homem

Autores

  • Paulo Gouveia unicap Autor

Palavras-chave:

Cristologia, Messianismo, Movimento

Resumo

Este artigo aborda a temática do título “Filho do Homem”, expressão usada por Jesus para se referir a si mesmo. Este título se encontra no livro de Daniel e, na literatura extrabíblica, nos livros: 4Esdras e 1Henoc com uma configuração apocalíptica. Jesus, ao se autodenominar Filho do Homem, assume as ideias apocalípticas de seu tempo. O objetivo desta pesquisa é compreender o significado de “Filho do Homem” nos pronunciamentos de Jesus. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica sobre o tema. A conclusão foi que Jesus ao usar o título “Filho do Homem” o ressignifica dentro da compreensão de sua missão.

Referências

A BÍBLIA. São Paulo, SP: Paulinas, 1 set. 2023.

ALONSO, J. J. H. Jesus de Nazaré, suas palavras e as nossas: o que se pode afirmar sobre sua vida e sua mensagem. Petrópolis: Vozes, 2021.

CULLMANN, O. Cristologia do Novo Testamento. 1 ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

GOPPELT, L. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Teológica; Paulus, 2003.

JEREMIAS, J. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

SCHILLEBEECKX, E. Jesus: a história de um vivente. 10° ed. São Paulo: Paulus Editora, 2008.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

GOUVEIA, Paulo. Jesus, o Filho do Homem. Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações, Recife, PE, Brasil, n. 9, p. 61–68, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/cristianismoeinterpretacoes/article/view/3463.. Acesso em: 9 jan. 2026.