Jesus, o Filho do Homem
Palavras-chave:
Cristologia, Messianismo, MovimentoResumo
Este artigo aborda a temática do título “Filho do Homem”, expressão usada por Jesus para se referir a si mesmo. Este título se encontra no livro de Daniel e, na literatura extrabíblica, nos livros: 4Esdras e 1Henoc com uma configuração apocalíptica. Jesus, ao se autodenominar Filho do Homem, assume as ideias apocalípticas de seu tempo. O objetivo desta pesquisa é compreender o significado de “Filho do Homem” nos pronunciamentos de Jesus. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica sobre o tema. A conclusão foi que Jesus ao usar o título “Filho do Homem” o ressignifica dentro da compreensão de sua missão.
Referências
A BÍBLIA. São Paulo, SP: Paulinas, 1 set. 2023.
ALONSO, J. J. H. Jesus de Nazaré, suas palavras e as nossas: o que se pode afirmar sobre sua vida e sua mensagem. Petrópolis: Vozes, 2021.
CULLMANN, O. Cristologia do Novo Testamento. 1 ed. São Paulo: Hagnos, 2008.
GOPPELT, L. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Teológica; Paulus, 2003.
JEREMIAS, J. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
SCHILLEBEECKX, E. Jesus: a história de um vivente. 10° ed. São Paulo: Paulus Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Gouveia (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Simpósio.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Simpósio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nos Anais do Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



