TANTO NO VATICANO, COMO EM ROMA, E ATÉ OSCONFINS DO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA REFORMA CATÓLICA BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DOSPERIÓDICOS NO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
Ações católicas, Vaticano I, Campo religiosoResumo
O século XIX foi marcado por inúmeras transformações na política global. Além das revoltas e guerras, as correntes ideológicas proliferavam e se disseminavam pelo mundo. A consolidada religião católica, indubitavelmente, viu-se diante de novos desafios. O papado optou por reunir o clero no Concílio, posteriormente denominado Vaticano I (1969-70). Sua proposta era criar e reafirmar posturas diante desse novo cenário, assim como resgatar as discussões travadas no período de crise religiosa do século XVI, no Concílio de Trento (1545-63). O clero brasileiro enfrentava a recente independência e a expansão do protestantismo, do legalismo, do secularismo e de outras ideologias sob a égide do Padroado. O concílio se tornou um centro de esperança e marcou o início das tentativas de promover a reforma católica no país. Vamos analisar a preparação para este evento por meio de periódicos da época, com base na obra do sociólogo Pierre Bourdieu, que oferece uma perspectiva de campo na manutenção
desse processo.
Downloads
Referências
SOUZA, Ney de. Catolicismo, sociedade e teologia no Brasil Império. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 46, p. 127-144, jan./abr. 2014.
SOUZA, Ney de. O Concílio Vaticano I (1869-1870): uma fisionomia da assembléia. Revista de Cultura Teológica, n. 25, p. 31-40, 1998.
KLAUCK, Samuel. A imprensa como instrumento de defesa da Igreja Católica e de reordenamento dos católicos no século. XIX. MNEME – Revista de Humanidades, 11(29), 2011 – jan / julho, p. 132-148.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINKSY, Carla Bassanesi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
MARIN, Jérri Roberto (org.). Circunscrições eclesiásticas católicas no Brasil: articulações entre igreja, estado e sociedade. 1. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2021, p. 71-110.
MOURA, Carlos André Silva de. História cruzadas: debates intelectuais no Brasil e em Portugal durante o movimento de Restauração Católica (1910-1942). Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas: 2015.
RAMOS ANDRÉ, J. V. Inserção e desenvolvimento do protestantismo no Brasil. 1. ed. Recife: FASA, 2020.
SOUSA, José Pereira. O processo de restauração católica no Brasil na Primeira República. Fato e Versões Revista de História. Uberlândia: v. 7, n. 14, p. 81- 102, 2015.
SILVEIRA, J. P. de P. Revisitando o dossel sagrado: considerações sobre a “imaginação sociológica da religião” de Peter Berger. Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 1, p. 66-75, 2022. DOI: 10.18224/cam.v20i1.12298. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12298.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Evily Lima Menezes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).