CONTANDO HISTÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES NEGATIVAS DA COMUNIDADE DO TURURU (PAULISTA/PE) NOS JORNAIS PERNAMBUCANOS E O CONTRAPONTO POR PARTE DOS HABITANTES (1979-1990)

Autores

  • Gilmara Silva dos Santos Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Comunidade do Tururu, Representações sociais, Visão preconceituosa

Resumo

A comunidade do Tururu localizada no bairro do Janga se deu através da doações de um loteamento que pertencia a Igreja Católica, em 1983, feita por  Acebispo da época Dom Helder Camara, Arcebispo de Olinda e Recife, para famílias menos favorecidas que residiam nos Sítios do Amparo, Coqueiral e Nossa senhora do Ó, na cidade de Paulista/PE. Destarte, estes moradores passaram a contar com obras de Infraestrutura financiadas pela Cohab- Companhia de Habitações de Pernambuco. No entanto, quando analisados jornais daquele período notamos inúmeros comentários negativos para com os habitantes, relacionando o local à miséria, violência, sujeira e doenças. Este posicionamento da mídia apresentam as representações sociais negativas por parte dos meios de comunicação para com as comunidades periféricas,  algo que contribui para o estereótipo negativo dos residentes desses locais. Por outro lado, ao dialogar com os moradores, podemos compreender as resistências desses indivíduos para romper com esta visão preconceituosa que os jornais na época atribuíam ao lugar. Assim, este projeto pretende apresentar o contraponto entre o que era exposto nas mídias para com as histórias de vida dos residentes do Tururu, no recorte de 1979 a 1990. A nossa metodologia reside no cruzamento de fontes, envolvendo matérias do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Jornal da Manhã, para com fotografias, documentos privados e relatos orais dos moradores. Teremos como fundamentação teórica Michel de Certeau, Tânia de Lucca, Roger Chartier, Sidney Chalhoub, bem como o trabalho de Georgina Aurélia Maranhão, ex aluna do PPGH-UNICAP, a respeito do Coque.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilmara Silva dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Professora vinculada a SEDUC-PE e mestranda do PPGH UNICAP.

Referências

THOMPSON- COSTUMES EM COMUNS

CERTEAU- A INVENÇÃO DO COTIDIANO

CHARTIER- O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO, ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

ZÉLIA GOMINHO- VENEZA AMERICANA X MOCAMBÓPOLIS

SIDNEY CHALOUB- CIDADE FEBRIL

GEORGINA AURELIANO- PRODUTO DE MESTRADO SOBRE O COQUE

REFERÊNCIAS SOBRE PAULISTA:

A SEDUÇÃO DAS CIDADES- ROSILENE ALVIM

A Tecelagem dos Conflitos de Classe na Cidade das Chaminés- Sérgio Leite Lopes

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

CONTANDO HISTÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES NEGATIVAS DA COMUNIDADE DO TURURU (PAULISTA/PE) NOS JORNAIS PERNAMBUCANOS E O CONTRAPONTO POR PARTE DOS HABITANTES (1979-1990). (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 587-599. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2716

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.