ENTRE VERSOS E POESIAS: PARA CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE SERTANEJA NORDESTINA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Música, Cultura, IdentidadeResumo
Na década de 1960, um novo estilo musical brasileiro surgiu e foi denominado “Forró”; inspirado pela cultura sertaneja nordestina brasileira e formado a partir de seus elementos, com o propósito de conquistar um crescente público migrante que se estabeleceu em São Paulo e no Rio de Janeiro devido ao processo de urbanização e industrialização dessas cidades. O projeto de pesquisa, que encontra-se em andamento, debruça-se sobre o processo de criação deste estilo, que foi encabeçado pelos compositores e letristas: Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e Zé Dantas. A intenção de seus criadores era, entre outras, a de sensibilizar os migrantes nordestinos, por meio de um sentimento de saudade e ligação com sua terra natal, fortalecido pela memória individual de cada um; ou seja, despertando-lhes lembranças que muitas vezes soavam dolorosas. Assim, eles juntos estabeleceram um produtivo discurso tradicionalista plural do Nordeste em formato de pronunciados inspirados no regionalismo com um texto informativo. Estudaram possibilidades para adaptar o folclore aos padrões e gostos urbanos; ou seja, massificando a cultura popular e por fim industrializá-la, assim, renovando, transformando, modernizando a música “nordestina”.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes, 2°ed. - São Paulo: Cortez, 2009.
BOSCO, S.H; JORDÃO NETTO. A. Migrações. - São Paulo: SEAGRI, 1967.
DREYFUS, Dominique. A vida do viajante a saga de Luiz Gonzaga. - São Paulo: Editora 34, 1996.
FERREIRA, José de Jesus. Luiz Gonzaga O Rei do Baião: sua vida, seus amigos, suas canções. Ática, São Paulo, 1986.
GRUZINSKI, Serge. O Pensamento Mestiço. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
RAMALHO, Elba. In: FONTELES, Bené (Org.). O rei e o baião. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2010.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró: a codificação de Luiz Gonzaga. - Recife: Cepe, 2013.
SIQUEIRA, Baptista. Os Cariris do Nordeste. João Pessoa: Cátedra, 1978.
FONOGRÁFICAS
DANTAS, Zé; GONZAGA, Luiz. Derramaro o Gai. São Paulo: RCA, 1954. L. B (Reg. N°801656a), 1 disco (10 min.): 78 rpm, microssulcos, mono.
DANTAS, Zé; GONZAGA, Luiz. Acauã. São Paulo: RCA, 1952. L. B (Reg. N°800961a), 1 disco (10 min.): 78 rpm, microssulcos, mono.
DANTAS, Zé; GONZAGA, Luiz. Siri jogando Bola. São Paulo: RCA, 1956. L. B (Reg. N°801740a), 1 disco (10 min.): 78 rpm, microssulcos, mono.
DANTAS, Zé. Pisa no Pilão. In: GONZAGA, LUIZ. Pisa no Pilão (Festa do Milho). São Paulo: RCA Camden, 1963. L. B (107.0388. b) faixa 1, 1 disco (45 min.): 33 1/3 rpm, microssulcos, estéreo. 107.0388. 12 polegadas.
GONZAGA, Luiz; MORAES, Guido. Pau de Arara. São Paulo: RCA, 1952. L. A (Reg. N°800936b), 1 disco (16 min.): 78 rpm, microssulcos, mono.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Salatieu Magno Siqueira Alves (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).