A BRIGADA POLICIAL DE PERNAMBUCO: UM EXÉRCITO ESTADUAL NO CONTEXTO DA QUEDA DOS GOVERNADORES DEODORISTAS EM 1891
Palavras-chave:
brigada policial, exército estadual, força públicaResumo
O presente artigo discute a criação de um exército estadual em Pernambuco no início da República, aparato denominado Brigada Policial, discutindo tal ato dentro do contexto político estadual e nacional em que isso se deu, precisamente durante a queda dos governadores que apoiaram o golpe de Deodoro em novembro de 1891.
Downloads
Referências
ABRANCHES, Dunshee. Actas e Actos do Governo Provisório. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1907.
A CONSTITUIÇÃO Federal e as Constituições dos Estados da República do Brazil. Pelotas: Ed. Universal, 1895.
AMARAL, Roberto; BONAVIDES, Paulo. Textos políticos da história do Brasil. (Vol. 3). 3 ed. Brasil: Senado Federal, Conselho Editorial, 2002.
FLORES, Elio Chaves. A consolidação da República: rebeliões de orem e progresso. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucila de Almeida Neves (Orgs.). O tempo do liberalismo excludente: da proclamação da República à Revolução de 1930. 3ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. (O Brasil republicano; v. 1).
MAIA, Clarissa Nunes. Policiados: controle e disciplina das classes populares na cidade do Recife, 1865-1915. Tese (Doutorado em História). – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
PORTO, Costa. Os tempos da República Velha. Recife: Diretoria de Assuntos Culturais, 1986. (Coleção Pernambucana, 2ª Fase, Vol. XXVI).
SILVA, Wellington Barbosa. Entre a liturgia e o salário: a formação dos aparatos policiais no Recife do século XIX (1830-1850). Tese (Doutorado em História). – Universidade de Pernambuco, Recife, 2003.
SILVA, Luiz José Pereira da Silva. Floriano Peixoto: traços biographicos. Rio de Janeiro: Pauchox e Com.. Editores, 1894.
VALLE, José Ferraz Ribeiro do. Uma Corte de Justiça do Império - O Tribunal da Relação de Pernambuco. 3ª Ed. Tribunal de Justiça de Pernambuco. Recife, 2021.
VISCARDI, Claudia Maria ribeiro. Unidos Perderemos: a construção do federalismo republicano brasileiro. Curitiba: Ed. CRV, 2017.
ZACARIAS, Aldenice Alves dos Santos. Legalidade e autoridade: a implantação da república no estado de Pernambuco (1889-1893). Dissertação (Mestrado em História). UFPE, 2009.
PERNAMBUCO. Governo do Estado. Mensagens apresentadas ao Congresso Legislativo do Estado em 1893, 1895 e 1896, pelo Dr. Alexandre Barbosa Lima, quando governador de Pernambuco. Mensagem, 1893. Recife, 1931. Homenagem do Governo Revolucionário.
BRASIL. Ministério da Guerra. Decisão de 18 de junho de 1890. In: MALLET, relatório maio de 1901, p. 380
JORNAIS
A Epocha (PE): Orgão Conservador. Recife.
A Província (PE): Orgão do Partido Liberal. Recife.
Diário de Pernambuco (PE). Recife.
Jornal do Recife (PE). Recife.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandoval José dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).