MILITARISMO E COTIDIANO CIVIL: UM BREVE ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA
Palavras-chave:
Educação, Sistemas de Ensino, Colégios MilitaresResumo
O presente trabalho é um dos desdobramentos da pesquisa acadêmica - vinculada ao programa de mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistoria), que tem sido realizada durante o biênio de 2022/2023 no Colégio da Polícia Militar da Paraíba - Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, situado no município de João Pessoa – PB, e tem como objetivo principal apresentar a história da implantação do modelo dos Colégios da Polícia Militar no território paraibano. Neste sentido, é válido ressaltar que tais instituições de ensino passam a ser criadas em vários estados brasileiros (exceto Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo e São Paulo), através de parcerias firmadas entre as Secretarias Estaduais de Educação e Secretarias de Segurança Pública, com parte dos corpos docentes e sistemas administrativos sob a responsabilidade das Polícias Militares ou Corpos de Bombeiros. A escola analisada foi implantada na Paraíba no ano de 1994, quase quinze anos após a publicação do primeiro decreto que versa sobre seu funcionamento, e, até a implantação do projeto das escolas cívico-militares, permaneceu sendo a única escola paraibana com regimento interno dotado de tais características. Nas páginas que seguem, nos debruçaremos no documento nacional que regula o funcionamento das instituições militares espalhadas pelo Brasil e nos decretos estaduais que versam a respeito da existência de instituições desta natureza no território paraibano.
Downloads
Referências
BUENO, Bruno Bruziguessi. Os fundamentos da Doutrina de Segurança Nacional e seu legado na Constituição do Estado Brasileiro. Revista Sul Americana de Ciência Política. v. 2, n. 1, 2014, p. 47-64.
BRASIL. Decreto nº 3.809, de 13 de março de 1939. Aprova o regulamento do Colégio Militar. Disponível em: < https://legis.senado.leg.br/norma/402267/publicacao/15764435> . acesso em: 09/10/2023.
FERREIRA, Luciano Vaz. Os preceitos da Doutrina de Segurança Nacional e sua implementação no Brasil. FARDESGS. v.4, n. 2, ago.-dez. 2012, p. 21-33.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação Brasileira. Cortez Editora, São Paulo-SP, 5º edição, 2015.
PARAÍBA. Decreto nº 4.103/1979, de 17 de outubro de 1979. Autoriza criar o Colégio Militar da Paraíba e dá outras providências. Disponível em:<https://www.pm.pb.gov.br/arquivos/legislacao/Leis_Ordinarias/1979_AUTORIZA_A_CRIAR_O_COLEGIO_DA_POLICIA_MILITAR.pdf.> Acesso em: 21/04/2023.
PARAÍBA. Decreto nº5.269/1990, 18 de abril de 1990. Cria o Sistema de Ensino da Polícia Militar da Paraíba. Disponível em: <https://www.pm.pb.gov.br/arquivos/legislacao/Leis_Ordinarias/1990_CRIA_O_SISTEMA_DE_ENSINO_DA_POLICIA_MILITAR_E_ALTERA_DISPOSITIVOS_DA_LEI_3_907.pdf> . Acesso em: 21/04/2023.
PARAÍBA. Decreto nº16.094, 07 de fevereiro de 1994. Dispõe sobre o Colégio da Polícia Militar da Paraíba. Disponível em: <https://www.pm.pb.gov.br/arquivos/legislacao/Decretos/1994_REGULAMENTA_A_LEI_4103_E_PARAGRAFO_UNICO_DO_ART_1_DA.pdf>. Acesso: 21/04/2023.
REZENDE, Maria Beatriz; GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia. Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN. In: ______. (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2015. (verbete). ISBN 978-85-7334-279-6.
ROCHA, Paolla Rolon; SEVERINO, Josemary Lescano; RODRÍGUEZ, Margarita Vitória. O Ensino Secundário na Era Vargas (1930-1945). In: VII Congresso Nacional de Educação (Conedu). 2020. Maceió – AL.
SANTOS, Amilton Gonçalves. A cultura escolar no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna – Juazeiro-BA. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. PPGESA. Campus III. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Félix Pereira de França (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).