MILITARISMO E COTIDIANO CIVIL: UM BREVE ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA

Autores

  • Maria do Socorro Félix Pereira de França Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Autor

Palavras-chave:

Educação, Sistemas de Ensino, Colégios Militares

Resumo

O presente trabalho é um dos desdobramentos da pesquisa acadêmica - vinculada ao programa de mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistoria), que tem sido realizada durante o biênio de 2022/2023 no Colégio da Polícia Militar da Paraíba - Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, situado no município de João Pessoa – PB, e tem como objetivo principal apresentar a história da implantação do modelo dos Colégios da Polícia Militar no território paraibano. Neste sentido, é válido ressaltar que tais instituições de ensino passam a ser criadas em vários estados brasileiros (exceto Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo e São Paulo), através de parcerias firmadas entre as Secretarias Estaduais de Educação e Secretarias de Segurança Pública, com parte dos corpos docentes e sistemas administrativos sob a responsabilidade das Polícias Militares ou Corpos de Bombeiros. A escola analisada foi implantada na Paraíba no ano de 1994, quase quinze anos após a publicação do primeiro decreto que versa sobre seu funcionamento, e, até a implantação do projeto das escolas cívico-militares, permaneceu sendo a única escola paraibana com regimento interno dotado de tais características. Nas páginas que seguem, nos debruçaremos no documento nacional que regula o funcionamento das instituições militares espalhadas pelo Brasil e nos decretos estaduais que versam a respeito da existência de instituições desta natureza no território paraibano.

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Referências

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

MILITARISMO E COTIDIANO CIVIL: UM BREVE ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 11-24. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2649

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