A FORMAÇÃO CONTINUADA E O FORTALECIMENTO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gustavo Henrique de Lima Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de História, Currículo

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem por ideia a proposição de investigar a importância da formação continuada de professores de história da educação básica, objetivando a identificação de suas possibilidades e limites, seu contexto e seu papel na qualificação e no desenvolvimento profissional desse professor-formador e professor-aluno, tenta buscar com isso indicativos para uma postura conceitual e metodológica de formação contínua. As exigências cada vez mais complexas da sociedade, constituídas no tocante ao acesso, domínio e produção do conhecimento, questionam os professores de História quanto às suas funções e a desafiam no sentido de estarem em constante metamorfose, a fim de que o seu papel social seja cumprido.  Sem um programa de formação contínua os professores dificilmente darão conta de uma educação de qualidade, mesmo levando em consideração o seu potencial e dos seus sujeitos. Vale insistir que a competência docente não é inata e neutra, mas sim construída e inserida num espaço que é cíclico na presença de currículos que devem ser rizomáticos, porque é território de proliferação de sentidos e multiplicação de significados. Precisamos, então, desnudar os currículos existentes utilizando formações contínuas. Na perspectiva de qualquer currículo que queira ser inter/multi/transdisciplinar principalmente no componente curricular de História, passa por uma formação inicial e continuada dos professores, para que esses saberes se relacionem em constante diálogo com a sociedade. A formação docente inicial e continuada para a educação básica constitui um processo dinâmico e complexo, direcionado à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização profissional. A competência docente é, portanto, uma elaboração histórica continuada. Um eterno processo de desenvolvimento, no qual o educador, no cotidiano do seu trabalho, no exercício consciente de sua prática social pedagógica, vai revendo, criticamente, analisando e reorientando suas competências de acordo com as exigências do momento histórico, do trabalho pedagógico e dos seus compromissos sociais, enquanto cidadão -profissional - educador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo; Contexto, 2008.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. (org.). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Comitê de Desenvolvimento da Ciência da Aprendizagem, Comitê de Pesquisa da Aprendizagem e da Prática Educacional, Comissão de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos. São Paulo: Editora SENAC, 2007.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo?: pesquisas pós-críticas em DELEUZE, Gilles. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006a.

DELEUZE, Gilles. A imanência, uma vida. Revista Educação & Realidade. v.27,

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.1. São Paulo:

DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.2. São Paulo:

DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.4. São Paulo:

DELEUZE, Gilles. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro:

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

deslocamentos em Deleuze. Campinas. UNICAMP. 2008 157p. Tese (Doutorado

Ed.34, 1995.

Ed.34, 1995a.

Ed.34, 1997.

Ed.34, 2010.

Editus, 2011.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de

GALLO, Silvio. Deleuze e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GONTIJO, Pedro. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonâncias e

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia Das Letras, 1998.

Janeiro: Graal, 1988.

Janeiro: Imago, 1977.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

PARAÍSO, Marlucy. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140,

PARAÍSO, Marlucy. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

PERRENOUD, P.. Construir competências desde a escola: trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: ArtMed, 1999. Petrópolis: Vozes, 1996.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1970.

SCHÜLER, Donaldo. Heráclito e seu (Dis)Curso. Porto Alegre: L&Pm, 2000.

SILVA, G. N.; FELICETTI, V. L.. Habilidades e Competências na Prática Docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação por Escrito. Porto Alegre, v. 5, n.1, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. VASCONCELLOS, C. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15. Ed. São Paulo: Libertad, 2005. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como Aprender e Ensinar Competências. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e currículo. Contrapontos, v. 2, n. 4, jan./abr.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo et al. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 2007.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 13/10/2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 5: O Ensino de História e a Formação de Professores na Educação Básica: Em Busca do Diálogo Entre a Concepção Crítica do Ensino de História e a Construção da Identidade e Prática Docente

Como Citar

A FORMAÇÃO CONTINUADA E O FORTALECIMENTO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 241-252. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2637

Artigos Semelhantes

1-10 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.