A questão da cidadania: revisitando Bobbio
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p53-70Palavras-chave:
política, regime democrático, crise, expectativas sociais, cidadaniaResumo
20 anos após o falecimento de Norberto Bobbio, o artigo discute a atualidade de seu pensamento político. Inicialmente são apresentadas uma série de limitações à democracia, ora pela atuação de chefes carismáticos, ora em virtude das restrições impostas pelo mercado. Tendo como ponto de chegada desses processos a perda de substância da cidadania, retomamos algumas passagens de O futuro da democracia, cuja primeira edição completa 40 anos. Nossa hipótese é que essa revisita pode tanto constituir um sismógrafo das frustrações sociais que atravessam o mal-estar da democracia como alargar o repertório de inciativas comprometidas com sua defesa.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Aspekte des neuen Rechtsradikalismus. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2019.
ARANTES, P. O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.
BARREIRA, C.; Granato, M. Democracia. Jornal O Estado de S. Paulo, 6.8.2020, Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/democracia/.
BELL, D. The end of Ideology. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
BOBBIO, N. “A democracia realística de Giovanni Sartori”. In: Salatini, R.; Barreira, C. Democracia e direitos humanos no pensamento de Norberto Bobbio. Marília. Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018.
BOBBIO, N. As ideologias e o poder em crise. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994.
BOBBIO, N. Contra os novos despotismos: escritos sobre o berlusconismo. São Paulo: Ed. Unesp; Instituto Norberto Bobbio, 2016.
BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade. Fragmentos de um dicionário político. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
BOBBIO, N.; Viroli, M. Diálogo em torno da República: os grandes temas da política e da cidadania. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BOVERO, M. “Che cosa è non decidibile: cinque regioni del coto vedado”. DESC - Direito, Economia e Sociedade Contemporânea, v. 1, n. 1, p. 129-141, dez. 2018.
BOVERO, M. Para uma teoria neobobbiana da democracia. São Paulo: FGV Direito, 2015.
BUCCI, E. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo o que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
FISHER, M. A máquina do caos: como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. São Paulo: Todavia, 2023.
FUKUYAMA, F. The End of History and the Last Man. New York: Free Press, 1992.
GRANATO, M. “Mors tua vita mea”. Jornal O Estado de São Paulo, 21.9.2022 Disponível em:https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/mors-tua-vita-mea/
KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.
LASCH, C. The Minimal Self. Psychic Survival in Troubled Times. New York/London: W. W. Norton & Company, 1984.
MANN, T. O Mário e o mágico: uma experiência trágica de viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
MARZO, E. A última batalha de um demonizador. In: BOBBIO, N. Contra os novos despotismos: escritos sobre o berlusconismo. São Paulo: Unesp, p. 7-12.
MAZZARI, M. V. (2023). A hipnose do fascismo. In: MANN, T. O Mário e o mágico: uma experiência trágica de viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2023. p. 63-101.
MIGUEL, L. F. Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
MOTTA, R. P. S. Em guarda contra o vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). Niterói: Eduff, 2020.
PRZEWORSKI, A. Crises da democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
SARTORI, G. Homo videns. Televisione e post-pensiero. Bari: Editori Laterza, 2019.
SRNICEK, N. Platform Capitalism. Cambridge: Polity, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 César Mortari Barreira, Marcelo De Azevedo Granato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.